Aparelhos que fazem alguma coisa diferente sempre foram atração. Interruptores de aproximação, alarmes de passagens eram exemplos. E, se pudessem ser usados em algum tipo de travessura ainda mais. Foi o caso do vox que publicamos na revista Eletrônica Total 19 de 1990 e de que falamos neste artigo.

 


 

 

Um vox, interruptor sônico ou ainda alarme sônico é um circuito que dispara um relé ou outro circuito quando um microfone capta um som. Ele pode ser usado como alarme, para ativar algum automatismo como falamos ou ainda em espionagem para ativar um transmissor ou gravador.

É nesta última aplicação que estava a atração do circuito que muitos dos leitores montaram. Ainda mais, além de darmos a placa de circuito impresso, havia ainda a montagem em matriz de contatos.

De fato, usando componentes que ainda hoje são muito comuns ele pode ser montado em cursos técnicos, aulas de tecnologia, pois pode ensinar muito justamente sobre seu componente básico: o amplificador operacional 741. Veja o artigo completo em ART1605 no site. LINK

 

 

Figura 1 – A montagem em matriz de contatos
Figura 1 – A montagem em matriz de contatos | Clique na imagem para ampliar |

 

A base do circuito era justamente um amplificador operacional 741 que ativava um relé com um transistor driver. Na entrada, para permitir o uso de um microfone de eletreto havia um segundo transistor amplificador.

O circuito era alimentado por 4 pilhas, para pode usar um relé de 6V. Um potenciômetro controlava a sensibilidade. O circuito era muito sensível.

Você pode usá-lo em aulas ou em feiras mostrando como o circuito pode acionar uma lâmpada, por exemplo, quando você bate palmas ou fala mais alto. Foi um projeto de sucesso que muitos de nossos leitores lembram até hoje.

 

Artigo: Vox (ART1532)

Assista ao vídeo em https://youtu.be/x_r5KxsMl1k