Em seu application note 42001 a Fairchild (www.fairchild.com) mostra como projetar um reator eletrônico para lâmpadas compactas, funcionando na rede de 220 V. Esse projeto pode servir de base para produtos comerciais. O leitor que desejar informações mais completas, como os procedimentos de cálculo dos componentes, pode acessar o documento original no site da empresa.

 

O circuito apresentado não possui recursos de controle de brilho e pode ser usado com tensões de entrada de 198 V a 242 V rms, com correção de fator de potência e tendo ainda uma saída de até 60 W. Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse reator.

 

 


 

 

 

O circuito pode ser usado para alimentar duas lâmpadas fluorescentes F32T8, e utiliza como base o circuito integrado ML4831.

Nesse circuito, a tensão AC passa por um filtro contra EMI, é retificada, alimentando então um PFC que gera os sinais para o inversor formado por MOSFETs de potência Q2 e Q3. O PFC gera uma tensão regulada de 380 Vdc para o inversor e também a baixa tensão para o circuito integrado de controle ML4831.

O inversor é formado por dois MOSFETs de canal N em toytem-pole com o nodo comum alimentando as lâmpadas. O circuito opera com ciclo ativo de 50%.

A frequência de operação fica entre 30,5 kHz e 40 kHz, valor determinado pelos componentes do circuito e que devem ser escolhidos pelo projetista.

A eficiência típica do circuito é de 92% com uma distorção harmônica de 5% e um fator de potência de 0,99. Na figura 2 temos as forma de onda da corrente e tensão no circuito de saída.

 


 

 

 

O diagrama completo da aplicação é mostrado na figura 3.

 


 

 

 

A relação dos componentes com os valores, mantido o formato original do Application note é dada a seguir em duas tabelas.