Numa época em ainda não tínhamos as aplicações IoT e o uso difundido do celular em aplicativos sem fio, a ideia de se monitorar eventos a distância sem o uso de fio era algo que chamava muito a atenção de todos, principalmente de nossos leitores. Assim, desenvolvemos um projeto relativamente simples usando componentes comuns e que usava a faixa de FM para monitorar eventos. É deste projeto que tratamos neste artigo.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 14 de 1989. O artigo nem teve chamada de capa, mas fez sucesso, pois muitos leitores nos escreveram pedindo informações e soluções para problemas que encontraram na montagem.

O circuito básico usava um LDR para monitorar um ambiente detectando variações de luz que poderiam, por exemplo, indicar a presença de um intruso.

O circuito disparava um 555 que controlava um oscilador. Assim, o circuito emitia bips intervalados que mudavam de ritmo se algo entrasse no campo de atuação do LDR. É claro que poderiam ser usados outros tipos de sensores resistivos como, por exemplo, um NTC.

O sinal deste circuito era aplicado a uma etapa transmissora com um transistor, do tipo que usávamos constantemente em nossos projetos pela sua eficiência.

Mas, um diferencial da montagem que permite que ele seja montado até mesmo em nossos dias é a possibilidade de utilização de uma matriz de contatos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Montagem em matriz
Figura 1 – Montagem em matriz

 

 

O alcance era da ordem de 50 metros usando um radinho comum de FM. Na versão com transistor de maior potência, em campo aberto e alimentação de 12 V, o alcance poderia chegar a 1 km. É claro que, dada a simplicidade da montagem e a disposição crítica dos componentes ocorriam algumas instabilidades de funcionamento que levavam a necessidade de se retocar a sintonia do receptor de tempos em tempos.

Tivemos também consultas de leitores pedindo circuitos para monitoria de diversos eventos simultaneamente o que nos levou a programar para futuros artigos esta possibilidade. Não foi um artigo que nos trouxe problemas para ser aceito pelo conselho editorial da revista.

O artigo fez sucesso, se bem que hoje tenhamos soluções muito mais avançadas. Vale como recordação e eventualmente para projetos didáticos.

Você pode montar o projeto acessando o artigo Monitor de Eventos sem Fio (TEL136) no site. A opção em matriz de contatos ainda é válida.

 

Link para o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=W_z6elcD1R4