Publicamos ao longo do tempo diversos projetos de galvanômetros elementares para atender em especial um público que estava crescendo: professores e estudantes do ensino fundamental e médio. Este foi um dos primeiros, apresentado numa antiga revista Eletrônica Total.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 14 de 1989. O artigo nem teve chamada de capa, mas fez sucesso, pois muitos professores e estudantes o utilizaram em trabalhos escolares ou para incrementar suas aulas com experimentos práticos.

Naquela época os galvanômetros não eram comuns, e se encontrados a venda nos poucos lugares em que estavam disponíveis, eram caros. Assim, detectar correntes elétricas fracas em experimentos didáticos ou mesmo montagens era um problema.

A possibilidade de se montar um detector de correntes ou um galvanômetro experimental usando componentes de sucata era extremamente atraente e, por esse motivo, o projeto fez sucesso. Além disso, para tornar útil a montagem, descrevemos diversos experimentos que poderiam ser utilizados em trabalhos escolares ou em aulas.

Mesmo montado com componentes improvisados, o galvanômetro era extremamente sensível sendo capaz de detectar correntes de poucos microampères o que o tornava ideal para experimentos com fontes alternativas de energia.

Até mesmo a corrente de uma pilha feita com duas moedas e um pedaço de papel molhado em água e sal podia ser detectada com esse galvanômetro, tornando ideal para aulas do ensino fundamental e médio.

Mas, o segredo da montagem estava no uso de uma pequena bússola que até hoje pode ser comprada em papelarias, lojas de armarinhos e outros lugares.

Montada numa caixinha com duas bobinas de fio esmaltado, que poderia ser obtido de um velho transformador, eletrodoméstico com motor ou campainha, ele não exigia muita habilidade.

Até mesmo um circuito eletrônico para aumentar sua sensibilidade era fornecido usando transistores.

Você pode montar hoje esse galvanômetro indo para o artigo completo em: Construa Um Galvanômetro Elementar (ART2823)

 

Assista o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=as3Ols-euIw