Rádios antigos, que usam válvulas, podem aparecer em qualquer oficina. Alguns defeitos são muito simples e podem ser sanados com facilidade pelo técnico. Veja como fazer isso neste artigo para o técnico reparador.

Os rádios antigos que usam válvulas têm dois tipos de ligação para os filamentos desses componentes.

As válvulas podem ter seus filamentos ligados em paralelo nos rádios que utilizam transformadores de força ou então ter os filamentos ligados em série nos rádios de alimentação direta sem transformador, também popularmente denominados “'rabo-quente“.

No primeiro caso, quando uma válvula queima, ela apenas apaga e o reparador, pela simples observação, pode localizar aquela que deve ser substituída.

Quando uma válvula “queima“, ou seja, seu filamento é interrompido, ela não acende.

A ligação em paralelo faz com que a interrupção de um filamento não tenha qualquer influência no funcionamento dos demais, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Filamentos em paralelo
Figura 1 – Filamentos em paralelo

 

No segundo caso, a corrente deve circular por todos os filamentos de modo que a interrupção de um deles interrompe a corrente em todos e, assim, todas as válvulas apagam. (figura 2)

 

   Figura 2 – Filamentos em série
Figura 2 – Filamentos em série

 

Para localizar a válvula queimada,neste caso, o técnico terá um pouco mais de trabalho, mas não se trata de tarefa impossível.

Uma das possibilidades consiste em identificar visualmente os terminais de filamento de cada válvula e, retirando-a dos soquetes, fazer uma prova de continuidade com o multímetro.

A leitura de resistência deve ser baixa na válvula boa e alta (infinita) numa válvula queimada. (figura 3)

 

  Figura 3 – Teste de filamento com o multímetro
Figura 3 – Teste de filamento com o multímetro

 

Outra possibilidade, menos trabalhosa, mas que também faz uso do multímetro, consiste em se fazer a medida de tensão em cada filamento com o aparelho ligado.

O multímetro deve ser colocado na escala de tensão alternante que permita e leitura da tensão da rede local (por exemplo 150 VCA na rede de 110 V, ou 250 VCA na rede de 220 V).

Encostando as pontas de prova nos pontos de ligação dos fios dos filamentos, conforme mostra a figura 4, temos as leituras que nos permitem encontrar a válvula queimada (se for uma só).

 

Figura 4 – Leitura de tensões
Figura 4 – Leitura de tensões

 

Leremos 0 V em todas as válvulas boas e leremos a tensão da rede naquela que está com o filamento aberto.

Se mais de uma válvula estiver queimada na mesma sequência, a leitura será 0 V em todas, até que possamos fazer a identificação com a sua retirada pelo método anterior.

A substituição da válvula deve levar em contar sua numeração.

Lembramos que nas válvulas de nomenclatura americana o primeiro número indica a tensão de filamento.

Por exemplo, a válvula 12AX7 opera com 12 V de tensão de filamento, enquanto que a 35W4 opera com 35 V.