Muitos ainda possuem rádios e FM com circuitos tradicionais (super-heteródinos) com boninas de FI, osciladora e antena que precisam estar corretamente ajustadas para se obter um bom funcionamento. Os técnicos que recebem estes receptores eventualmente, dependendo do componente trocado, precisam refazer o ajuste. Damos a seguir os procedimentos possíveis:


Procedimento 1:
O primeiro procedimento de ajuste que vamos dar é "de ouvido", sendo indicado para o caso do leitor não possuir um gerador de sinais.

a) Sintonize uma estação fraca no meio da escala (em torno de 900 a 1000 kHz).
b) ajuste os núcleos dos transformadores de FI, começando pelo terceiro (que está ligado ao detector) de modo a obter o melhor nível de sinal.
c) Os ajustes devem ser feitos com ferramentas não magnéticas (plástico ou madeira) conforme mostra a figura 1.


Figura 1 – Usando ferramentas não metálicas para o ajuste.


Use o diagrama do receptor para identificar os transformadores de FI do receptor, lembrando que o vermelho não deve ser tocado, pois é a bobina osciladora.
d) Procure agora sintonizar uma estação no extremo superior da faixa de ondas médias (entre 1300 e 1600 kHz). Procure uma estação de frequência conhecida, de preferência.
e) Mova o trimmer do oscilador junto ao variável até que, retocando a sintonia você consiga levar a estação sintonizada para a frequência correta, se ela estiver incorreta.

Na figura 2 mostramos a localização deste trimmer (veja que o trimmer do oscilador "muda" a frequência do sinal sintonizado, enquanto que o outro trimmer do variável, que é de sintonia, atua sobre a intensidade do sinal).




Figura 2 – Localização do trimmer de ajuste do oscilador.

f) Sintonize agora uma estação de frequência conhecida no extremo inferior da faixa de ondas médias, entre 520 e 700 kHz.
g) Ajuste o núcleo da bobina osciladora (vermelha) para que o sinal seja captado no ponto correto da escala, se estiver fora dela (indicação errada). Isso será necessário, por exemplo, se a estação transmitir em 550 kHz e você a captar em 600 kHz.
h) Sintonize agora novamente uma estação no extremo superior da faixa e ajuste o trimmer do capacitor variável para que seu sinal seja captado com máxima intensidade.
i) Volte a sintonia para a estação do extremo inferior e mova o núcleo da bobina de antena (de núcleo de ferrite) até obter o melhor sinal. Este ajuste é feito deslocando-se levemente a bobina sobre o bastão de ferrite conforme mostra a figura 3.


Figura 3 – Ajustando a bobina de antena pela posição do núcleo de ferrite.

j) refaça todos os ajustes algumas vezes até obter o melhor rendimento.
k) Fixe a posição da bobina de antena no núcleo de ferrite pingando algumas gotas de cera de vela.



Procedimento 2:
O procedimento que vamos ver agora faz uso de instrumentos, no caso o gerador de sinais ou RF que produza sinais na faixa de 100 kHz a 10 MHz pelo menos. Ajustes das FIs:

a) Coloque o gerador de sinais em 455 kHz e aplique seu sinal ao receptor de uma das formas indicadas no procedimento anterior.
b) Ajuste os núcleos das bobinas com uma ferramenta não magnética até obter o máximo de sinal no alto-falante (maior nível de apito).
c) Refaça os ajustes várias vezes, pois eles são interdependentes.


Ajustes de RF:
a) Certifique-se que o receptor a ser calibrado está com a chave seletora na posição de ondas médias (OM) de 520 ou 550 a 1600 ou 1630 kHz.
b) Conecte o gerador ao receptor usando para isso a antena ou ainda um elo de acoplamento, conforme mostra a figura 4.




Figura 4 – Acoplando o gerador de sinais ou funções ao receptor que deve ser ajustado.

c) Coloque a sintonia no extremo superior da faixa (1600 kHz).
d) Ajuste o gerador para fornecer um sinal modulado na frequência máxima sintonizada pelo receptor.
e) Ligue o receptor e retoque o trimmer do oscilador (junto ao variável) até ouvir o sinal do gerador. Ajuste sua intensidade para que o sinal não sature o receptor, mas seja apenas audível, pois devemos nos orientar pelo aumento de sua intensidade na reprodução.
f) Coloque gora a sintonia do receptor no extremo inferior da faixa de ondas médias, em torno de 540 kHz.
g) Coloque o gerador de sinais para produzir um sinal na mesma frequência em que o receptor está sintonizado.
h) Ajuste o núcleo da bobina osciladora até que o sinal seja captado.
Reduza a intensidade do sinal do gerador se ele estiver se tornando muito forte.
i) Reajuste o núcleo da bobina osciladora até obter a máxima intensidade, agora com um nível de sinal menor do gerador.
j) Ajuste a sintonia do receptor para o extremo superior da faixa, em torno de 1450 kHz.
k) Coloque o gerador na mesma frequência. Ajuste levemente a sintonia do receptor até que o sinal seja localizado. Se estiver muito longe da frequência desejada refaça os ajustes iniciais até conseguir isso.
l) Ajuste o trimmer de antena para que haja maior intensidade de sinal.
m) Coloque o gerador de sinais para produzir um sinal em 700 kHz.
n) Ajuste a sintonia do receptor para a mesma frequência do sinal. Se esse sinal não for captado, desloque a bobina de antena sobre o núcleo de ferrite até que ele seja sintonizado.
o) Obtida a sintonia fixe a bobina com um pouco de cera de vela.
p) Refaça os ajustes pelo menos duas vezes, pois eles são interdependentes.