25 de Novembro - 8:30 as 15:00 hs - Rua Prates, 145 - Bom Retiro - São Paulo - SP - Brasil (Próximo ao metro Luz)

Participe do 1° Encontro Tecnológico INCB de 2017

RF - IoT - Indústria 4.0 - Agro - Certificação - Instrumentação


Hands-on Lora em Ação (vagas limitadas)

8:20 às 9:00 - Credenciamento

9:00 às 12:30 - Kit de Rádio LoRa utilizado no Hands-on - (Com pausa para café as 10:30 incluso)
Serão 3 horas de aplicação, onde os engenheiros que se inscreverem para este hands-on, terão um kit que poderá ser aplicado em diversos projetos IoT sem a necessidade de um Gateway. O kit que poderá ser utilizado com Arduino, Raspberry, Curiosity e outros MCUs, e no evento o engenheiro aprenderá como utilizá-lo.

Mais detalhes

Ocultar Detalhes

Veja o vídeo logo abaixo para compreender mais sobre o kit. Neste Hands-on o participante além de adquirir um kit que poderá aplicar no seus projetos do dia a dia, aprenderá diretamente nele. É importante o participante levar um notebook para aprender a programar o kit.

Vidal Pereira da Silva Júnior
Engenheiro Eletrônico
​ Especializado no desenvolvimento de sistemas baseados em Microcontroladores PIC's, STM32, ESP8266 e Raspberry Pi para IoT, sistemas de controle, automação, aquisição de dados, alarmes e sinalizadores, e correlatos.
​ Experiência didática como professor universitário, livros e kits para treinamentos sobre microcontroladores.


12:30 às 13:30 almoço (incluso)

13:30 às 15:00 - IoT no Agronegócio (demonstração de um projeto)
O mercado Agro está cada vez mais conectado , e pensando nisso o engenheiro Pedro Bertoletti trará os conceitos e novidades do mundo Agro no quesito Internet das Coisas, as vantagens e desvantagens.

Mais detalhes

Ocultar Detalhes

Nesta palestra, será mostrado um exemplo de aplicação de IoT (Internet das Coisas) no mundo real: uma balança simples que interage com a nuvem. A interação ocorrerá de modo que o peso atual, total pesado (em kg), preço / kg e total arrecadado (R$) sejam visualizáveis em plataformas cloud free disponíveis, permitindo monitoramento da operação da balança de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet. Além disso, os comandos destinados à balança serão enviados a partir da nuvem também.

Tal aplicação poderá ser replicada (com as devidas adequações de software e hardware para tal) no agronegócio, indo de encontro (e além) com as demandas deste mercado.

Pedro Henrique Fonseca Bertoleti é engenheiro Eletricista com ênfase em eletrônica - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP-Guaratinguetá). Formação: Janeiro/2012. Técnico em informática industrial pelo Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG – UNESP). Formação: Dezembro/2005. Trabalhou em empresas como a Toledo do Brasil, Sascar, Siemens Healthcare Diagnostics e UNIFEI e AES Sul LTDa. Como atividades adicionais destacamos o desenvolvimento de um computador de bordo microcontrolado para um carro de corrida off-road (BAJA SAE). Equipe de Baja SAE – UNESP: Piratas do Vale – MELPOEJO (2009-2011). Projetos de iniciação científica de programas de extensão (PROEX) e de iniciativa privada (ELETROBRÁS), nas áreas de eficiência energética industrial de sistemas motrizes e energias renováveis, com participação em congressos nacionais e internacionais. Período: Março/2007 até Agosto/2009. Curso da Norma brasileira NR-10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade SENAI(2008)



Vídeo explicativo sobre o Kit:

Vídeo explicativo sobre a Balança IoT:

Saiba como Testar , Certificar e Lançar o seu Projeto

8:20 às 9:00 - Credenciamento

9:00 às 9:20 - Uma Palavra com Newton C. Braga

9:00 às 10:30 - Usando o Instrumento correto para testes de RF
Nesta palestra o Engenheiro de Aplicações Guilherme Yamamoto da National Instruments mostrará como devemos proceder com os testes de projetos de rádio para aplicações IIoT, como também os aparelhos corretos para cada teste.

Mais detalhes

Ocultar Detalhes

O palestrante demonstrará os sistemas de teste de alto desempenho para RFICs à prototipagem dos sistemas de comunicação sem fio de próxima geração, onde a NI fornece o hardware e software necessários para os novos desafios de medição, além de proporcionar o melhor desempenho e os testes mais rápidos da indústria.

Teste de RF e sistemas sem fio
Das aplicações de teste de dispositivos móveis às medições de alto desempenho em frequências de micro-ondas, você terá todos os recursos de que precisa nas soluções de teste de RF em sistemas sem fio da NI.
Nossos produtos para Teste: Placa PXI VST (transceptor vetorial de sinais), combina um analisador e um gerador vetorial de sinais de banda base e RF com um FPGA programável por usuário e interfaces seriais e paralelas de alta velocidade para proporcionar controle e processamento de sinais em tempo real.

Rádio definido por software
O rádio definido por software oferece a você todo ambiente de projeto necessário para a rápida prototipagem de sistemas de comunicações sem fio. Nossos produtos para Rádio definido por software: Os dispositivos de rádio definido por software são transceptores USPR (periféricos universais de rádio definido por software) voltados à prototipagem de sistemas de comunicação sem fio. Esses dispositivos oferecem faixas de frequência de até 4.4 GHz, com até 200 MHz de largura de banda instantânea. Para ter sincronização e temporização de alta precisão, você tem também disponível um oscilador disciplinado por GPS (GPSDO). Utilizando os dispositivos de rádio definidos por software, você pode criar aplicações sem fio avançadas com o LabVIEW e desenvolver seus protótipos com rapidez. Alguns de exemplos de aplicação são rádio FM, radiogoniometria, gravação e reprodução de RF, radares passivos e simulações de GPS.

Guilherme Yamamoto
Engenheiro responsável por potencializar as oportunidades de negócio para as equipes de vendas, principalmente para o setor acadêmico e nos mercados de automação e que envolvam aplicações de controle embarcado e monitoramento. Pesquisa estratégica de mercado e planejamento. Definição de estratégia no desenvolvimento de demonstrações utilizando software LabVIEW e plataformas de hardware como PXI, RIO e DAQ. Treinamento do time de vendas sobre os sistemas e soluções NI e seus diferenciais.


Café (incluso)

11:00 às 12:30 - Infraestrutura de teste para certificação de produtos
Apresentação da infraestrutura de teste para certificação de produtos Anatel, Inmetro e Selo Ruído. A organização Eldorado e a empresa certificadora Versys mostrará quais os passos que um projeto precisa trilhar para obter as certificações corretas , junto aos órgãos responsáveis conforme cada solicitação.

Mais detalhes

Ocultar Detalhes

A Associação Versys de Tecnologia é um OCD – Organismo de Certificação Designado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para certificar produtos de Telecomunicações. Os palestrantes são profissionais altamente qualificados que trabalham com certificação de produtos desde 2003, tendo contribuído direta e indiretamente para a certificação de mais de 10.000 produtos.

Fernando Borges Bouças
Diretor da Versys (OCD ANATEL)
Possui experiência com certificação ANATEL desde 2003, experiência esta que resultou na criação da Versys, um OCD - Organismo de Certificação Designado pela ANATEL.

Mauro Miyashiro
P&D – Dept. Hardware
Graduado em Tecnologia da Informação e mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana. Há 17 anos trabalha em P&D-Hardware no Instituto de Pesquisas Eldorado. Atualmente tem realizado trabalhos com Internet das Coisas (IoT).


12:30 às 13:30 - Almoço (incluso)

13:30 as 15:00 - LoRa em Ação
O engenheiro Vidal Pereira, irá demonstrar com um projeto baseado no Kit LoRa em ação, uma aplicação onde o engenheiro poderá aplicar no mercado de IoT e como fazer as devidas moficações para que o engenheiro possa aplicar ao seu negócio ou projeto.

Mais detalhes

Ocultar Detalhes

Nesta seção o participante poderá descobrir as diversas formas de utilizar o sistema de rádio LoRa, como também o seu protocolo.

Vidal Pereira da Silva Júnior
Engenheiro Eletrônico
​ Especializado no desenvolvimento de sistemas baseados em Microcontroladores PIC's, STM32, ESP8266 e Raspberry Pi para IoT, sistemas de controle, automação, aquisição de dados, alarmes e sinalizadores, e correlatos.
​ Experiência didática como professor universitário, livros e kits para treinamentos sobre microcontroladores.




25 de Novembro - 8:30 as 15:00 hs - Rua Prates, 145 - Bom Retiro - São Paulo - SP - Brasil (Próximo ao metro Luz)

APOIO