YuMi - O Robô da linha de montagem à regente de orquestra

Não é de hoje que a ABB fabrica os melhores braços róboticos do mercado, e com certeza é o sonho de muitos (meu principalmente) de manipular e operar uns autômatos da ABB (até mesmo construir um similar) .
No dia 12 de Setembro a ABB colocou a YuMi pra reger a orquestra filarmônica de Lucca, juntamente com o tenor italiano Andrea Bocelli, na feira internacional de robótica que aconteceu na Itália.


Abaixo temos alguns vídeos que achei interessante mostrar para conhecermos um pouco mais deste robô que possui 14 eixos de movimento, onde alguns eixos podem virar 400 graus em apenas 1 segundo. Com 50 cms de altura pesando apenas 38 kg, fica fácil realocá-lo em diversos locais da fábrica conforme a necessidade.
Ele não carrega muita carga, apenas meio kilo, mas para montagens de aparelhos pequenos e reger orquestra ele faz com perfeição. Acredito que alguns podem estar pensando que a programação do YuMi deve ser complexa para determinadas ações, mas você pode ensinar a YuMi simplesmente manipulando seus braços.
O que vale a pena ver no vídeo é por onde a fiação que chega nas garras e dos sensores do YuMi passam, além das diversas formas de comunicação que ela possui (com ou sem fio). Outra coisa interessante é o nível de precisão desta máquina , que chega a 0,02 milímetros no movimento.
Os vídeos abaixo mostram com mais detalhes a YuMi e sua apresentação regendo a orquestra.


Detalhes de datasheet da YuMi.
http://new.abb.com/products/robotics/pt/robos-industriais/yumi

Vídeos

Opinião

Mês de Fantástico (OP172)

No início de setembro já contabilizamos muitas atividades interessantes que refletem neste site. A primeira foi nossa breve participação no Fantástico da Rede Globo em São Paulo quando gravamos algumas explicações sobre os fenômenos acústicos relacionadas com o ataque sônico na embaixada americana em Cuba.

Leia mais...

DATASHEET

Digite o número do componente para localizar o Datasheet

mouser

Como usar este quadro de busca


Explicação
Explica-se sobretudo o que não se entende. (Cest surtout ce quon ne comprend pas quon explique.)
Barbey D Aurevilly (1808 1889) - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)