É um tipo de capacitor eletrolítico onde o dielétrico é um óxido do nióbio (NbO), material que tem uma elevada constante dielétrica.
O óxido de nióbio (NbO) pode ser utilizado na fabricação de capacitores com excelentes propriedades elétricas, podendo ser mais uma opçãoi em projetos eletrônicos.
Um primeiro campo de aplicação para esses capacitores é justamente o que envolve circuitos de áudio. As características dos capacitores eletrolíticos são muitos importantes na definição da qualidade da reprodução de um equipamento de som.
Segundo se verificou existe uma certa diferença na qualidade de som que se obtém de um amplificador que usa capacitores eletrolíticos de alumínio e capacitores de tântalo, com vantagem para os primeiros.
Os testes são subjetivos, mas sabemos que em determinados pontos as características de baixa freqüência dos capacitores de alumínio são melhores do que as dos capacitores de tântalo.
Nesse ponto entram os capacitores de nióbio na faixa de 10 uF a 100 uF proporcionam uma qualidade de som melhor do que a dos dois tipos anteriores.
Os capacitores de nióbio são interessantes também em fontes de alimentação pela sua alta estabilidade e baixa ESR. Nas fontes de alimentação como os capacitores de nióbio possuem uma melhor relação ESR x freqüência, eles podem substituir os eletrolíticos de alumínio, com unidades de menor capacitância.
Como vantagens adicionais temos ainda sua estabilidade em termos de temperatura, já que sua faixa é mais ampla.
Enquanto os capacitores eletrolíticos comuns (alumínio ou tântalo) têm uma faixa de operação máxima de 40 a 85º C os capacitores de nióbio vão de 55 a 85º C alcançando um máximo de 125º C.
Nas aplicações em que a baixa indutância é importante como nas linhas de alimentação, placas-mãe, em ASICs, as características dos capacitores de nióbio também os torna uma opção interessante.
Uma característica elétrica muito importante dos capacitores de nióbio é sua capacidade de operar com tensões mínimas menores.
Assim, um capacitor de 6,3 V de tensão de trabalho pode ser usado sem problemas numa fonte de 5,5 V.
Com isso, se pode usar capacitores de menores dimensões do que os encontrados em outros tipos, pois as tensões podem ser menores.
Levando em conta isso já podem ser obtidos capacitores até mais de 500 uF com tensões de trabalho baixas o suficiente para permitir sua aplicação em circuitos de 2,5 V.
Uma outra característica importante dos capacitores de nióbio é o fato de sua ESR diminuir com a temperatura, o que é bom para aplicações que envolvem filtragem.