O Site do Hardware Livre - OSHW

Efeito luminoso (ALM374)

A corrente elétrica pode produzir luz. Trata-se portanto da conversão de energia elétrica em energia radiante (ondas eletromagnéticas de comprimento de onda muito curto).

A quantidade de energia elétrica que se converte em luz, se o processo ocorrer pela presença de uma resistência, pode ser calculada pela Lei de Joule.

Existem muitas formas de se obter luz a partir de energia elétrica. A mais simples e mais tradicional é aquecendo um filamento de tungstênio dentro de um bulbo do qual se tenha retirado o ar. A ausência de oxigênio é importante pois ele atacaria o metal ao aquecer provocando sua queima.

Luz também pode ser produzida pela circulação de uma corrente através de um gás em condições especiais, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes e eletrônicas. Nelas, o gás se torna condutor pela aplicação de uma alta tensão num processo denominado "ionização" com o que passa a emitir luz.

Outra forma de se produzir luz a partir de corrente é encontrado em dispositivos semicondutores como os LEDs (Diodos Emissores de Luz ou Light Emmiting Diodes). Estes componentes possuem uma junção de material semicondutor que, ao ser percorrida por uma corrente, emite luz.

Existem também processos elero-quimicos que geram eletricidade e que já estão sendo usados em alguns dispositivos novos.

 

Ver Também

* Efeitos da Corrente Elétrica

* Lei de Joule

* LEDs

* Lâmpadas Incandescentes

* Lâmpadas Fluorescentes

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Duvidar e Crer
Duvidar de tudo ou tudo crer são duas soluções igualmente cômodas, que dispensam ambas de refletir. (Douter de tout ou tout croire CE sont deux solutions également commodes, qui lune et autre nous dispensent de réfléchir)
Henru Poincaré (Ciência e a Hipótese) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)