O Site do Hardware Livre - OSHW

Eletrólise (ALM375)

São denominadas de eletrólises as reações de decomposição química que são realizadas com a ajuda de uma corrente elétrica. Quando uma corrente elétrica circula através de determinadas substâncias em fusão ou em solução, por sua ação pode ocorrer um processo químico de decomposição.

A eletrólise mais conhecida é a da água realizada com um aparelho denominado voltâmetro. Nesta eletrólise a água é decomposta nos seus elementos formadores, o hidrogênio e o oxigênio segundo a reação.

Esta eletrólise pode ser feita de modo simplificado, colocando-se num frasco maior uma solução de água e ácido sulfúrico (H2 SO4), conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Neste mesmo frasco são colocados com a boca virada para baixo dois tubos de ensaio, os quais servirão para recolher os elementos formadores de água, hidrogênio e oxigênio que serão liberados na forma de gás.

Os fios que transmitem a corrente elétrica para a solução são colocados de tal modo a ficarem com as pontas descascadas em contacto com a solução que penetra até certo nível nos tubos.

Quando ligamos os fios a um gerador de corrente contínua (pilha, bateria ou outra fonte de corrente contínua) a corrente circulante pela solução provoca o aparecimento de bolhas nos fios que são justamente bolhas de hidrogênio e oxigênio resultantes da decomposição da água.

O hidrogênio em vista de sua menor eletronegatividade é liberado no polo negativo, ou seja, por ser "mais positivo" é atraído para este elemento, enquanto que o oxigênio, por ser "mais negativo" é atraído para o pólo positivo onde é liberado.

 

2H2O ≈ 2H2 + O2

 

Conforme pode-se constatar pela reação de decomposição da água mostrada acima, a quantidade de hidrogênio liberada é duas vezes maior que a de oxigênio.

Se o leitor realizar esta experiência por conta própria (para feiras de ciências ou trabalhos escolares) use uma solução de 1 parte de ácido sulfúrico para 10 de água (dissolva o ácido na água e nunca ao contrário) e como fonte de alimentação use 4 pilhas médias ou grandes ou então ama fonte simples de 6 V x 200 mA ou mais.

 

Ver também

* Efeitos da corrente elétrica

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Citação
Uma citação administrada em tempo acalma o erudito mais furioso.
Nelson Geraldo O Caminho de Gilgamesh - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)