Os filamentos são fios finos de tungstênio os quais percorridos por correntes elétricas se aquecem. Nas lâmpadas o aquecimento do filamento até o ponto de incandescência é responsável pela produção da luz.

As válvulas eletrônicas (termiônicas) possuem filamentos cuja função é aquecer um elemento interno denominado catodo provocando assim a emissão de elétrons (ver diodos termiônicos).

Em alguns casos, o próprio filamento pode fazer as vezes de catodo numa válvula emitindo elétrons quando aquecido. As válvulas em que isso acontece são denominadas "de aquecimento direto" (figura 1).

 


 

 

Tanto no caso de uma lâmpada como de uma válvula, a queima do filamento significa que o componente não mais pode funcionar. A queima do filamento pode ocorrer por diversos motivos tais como:

* Excesso de tensão provocando a elevação da temperatura além do suportado normalmente pelo tungstênio, causando então sua fusão.

* Entrada de ar no interior da lâmpada ou válvula caso em que o oxigênio atacará o filamento aquecido provocando sua queima.

* Choques mecânicos que possam quebrar o filamento ou desprendê-lo de seu suporte ou ainda fazê-lo encostar em outros elementos da válvula.

 

Os filamentos das válvulas são projetados para funcionar com tensões que podem chegar a valores tão altos como 117 V. Nas válvulas de nomenclatura americana, a tensão de filamento, ou seja, a tensão que deve ser aplicada a este elemento para válvula funcionar é expressa pelo primeiro número indicativo do tipo.

Assim, a válvula 6V6 e a válvula 6AQ5 têm filamentos para 6V, enquanto que a válvula 12AX7 deve ser alimentada em seu filamento com 12V.

Para as válvulas de nomenclatura européia, a primeira letra do tipo indicativo também se refere as características de seu filamento segundo a seguinte tabela:

Primeira Letra: filamentoSegunda e Letras Subseqüentes: construçãoPrimeiro dígito: PolarizaçãoDemais Dígitos: numero de seqüênciaExemplosInuicialmente o código era feito com um número formado por uma letra maiúscula seguida de 3 ou 4 dígitos. A letra indicava a corrente de filamento conforme a tabela dada a seguir:

A 4V
B 0.18A (serie)
C 0.2A (serie)
D <= 1.4V (serie/paralelo)
E 6.3V (serie/paralelo)
F 12.6V
G 5V (paralelo)
H 0.15A (serie)
K 2V
L 0.45A (serie)
P 0.3A (serie)
U 0.1A (serie)
V 0.05A (serie)
X 0.6A (serie)
Y 0.45A (serie)
A Diodo (excluindo retificador)
B Duplo diodo
C Triodo (sinal, não de potência)
D Triodo de saída de potência
E Tetrodo (sigal, não de potência)
F Pentodo (sinal, não de potência)
L Saída de potência (tetrodo ou pentodo)
H Hexodo ou heptodo (do tipo hexodo)
K Octodo ou heptodo (do tipo octodo)
M Indicador de sintonia
Q Nonodo.
Y Retificador de meia onda
Z Retificador de onda completa
1 Miscelâneo
2 Miniatura 10 pinos
3 Internacional octal
4 8-pinos miniatura (B8A)
5 Magnoval (B9D)
8 Noval (B9A)
9 Miniatura (B7G)
* Observe que os pentodos de sinal e tetrodos que terminam sempre em números pares são de corte agudo. Os que terminam em números ímpares são de corte remoto.
  EF86: 6.3V filamento, pentodo de sinal, base noval e corte agudo.
  GZ34: 5V filamento, retificador de onda completa, base octal internacional.
  PCL82: 0.3A filamento em série, triodo de sinal mais pentodo de potência, base noval.

 

Assim, a válvula ECH81, por este código é uma válvula cujo filamento deve ser alimentado com 6,3 V. (para o significado das demais letras veja - válvulas).

A prova de filamento de uma válvula pode ser feita facilmente com um multímetro medindo-se a resistência entre os pinos correspondentes.

A resistência deve variar entre alguns Ω até menos de 1k, conforme a tensão e a corrente. Para determinar quais são os pinos que correspondem aos filamentos deve-se consultar um manual ou procurar visualmente. (figura 2).

 


 

 

Observamos que esta prova apenas diz se o filamento da válvula está bom não acusando outros tipos de falhas como curtos internos, válvula fraca, etc.

 

Temas abordados:

* Tensões de filamento

* Teste de válvulas

 

Ver também:

* Válvulas

* Multímetro

* Provador de válvulas