Uma configuração interessante, para se gerar sinais, e que pode ser encontrada em alguns aplicativos é o oscilador de bloqueio cujo circuito básico é mostrado na figura 1.

 

 

Neste circuito a realimentação é proporcionada por um enrolamento sobre a bobina de carga, formando assim um transformador. Esta bobina aplica ao elemento ativo um transistor, por exemplo, um sinal que tende a levá-lo ao corte. Desta forma, quando o circuito é ligado, o resistor de polarização satura o transistor que conduz intensamente produzindo assim um pulso no primário do transformador (L1). A tensão induzida no secundário (L2) leva o transistor imediatamente ao corte.

Levado ao corte a corrente em L1 é interrompida e com isso o transistor pode ser saturado novamente, graças à corrente de polarização do resistor R1. Um novo ciclo começa então. A freqüência do circuito é basicamente determinada por L1 e pelo capacitor que se encontra em paralelo com essa bobina. O oscilador de bloqueio pode ser usado para gerar sinais de freqüências de algumas dezenas de hertz até dezenas de megahertz. A forma de onda deste circuito é mostrada na figura 2.

 

 

Esta configuração pode ser encontrada nos osciladores de varredura de alguns televisores antigos e osciloscópios.