Ohmímetro (também chamado de ôhmetro) é o nome dado ao instrumento que mede resistências (Ω).

Na configuração tradicional ele consiste numa bateria em série com um instrumento indicador de corrente (micro ou miliamperímetro) e um resistor de valor conhecido, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Quando as pontas de prova estão unidas e portanto a resistência entre elas é 0 a corrente no instrumento é ajustada para o fundo de escala (máxima).

Temos então o zero da escala.

Quando as pontas de prova estão separadas, a corrente é nula o que corresponde ao início da escala, infinito.

Para o meio da escala, a corrente é dada pela resistência de ajuste.

Quando a resistência de ajuste é igual à resistência entre as pontas de prova, a corrente no instrumento será a metade do fundo de escala.

Temos então para esse tipo de instrumento uma escala invertida não linear, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Com circuitos eletrônicos é possível obter escalas de resistências lineares, onde a tensão de saída é proporcional à resistência.

Isso permite que tenhamos instrumentos que façam uso tanto de indicadores de bobina móvel como de cristal líquido com escalas lineares, como o mostrado na figura 3.

 


 

 

Observe que no instrumento básico a resistência é medida fazendo circular uma corrente pelo circuito em prova, o que exige o uso de uma bateria externa para seu funcionamento.

O trimpot de ajuste é importante, pois a tendência é da corrente na medida diminuir com o desgaste da bateria, quando então não se consegue o zero ao se unir as pontas de prova.

Pelo trimpot isso pode ser conseguido, ajustando-se assim o zero da escala.

Esse trimpot que encontramos nas escalas de resistência dos multímetros recebe o nome de "zero adj" ou "ajuste de nulo".

 

Ver também:

* Multímetros

* Resistência elétrica

* Escalas 

* Precisão