O Site do Hardware Livre - OSHW

Osciladores a Cristal (ALM428)

Os cristais são elementos de grande estabilidade e precisão no controle de freqüências.

Desta forma, quando usado em osciladores eles podem manter sua freqüência fixa num determinado valor.

Os osciladores a cristal são formados por um elemento ativo (válvula ou transistor) e um sistema de realimentação que inclui o cristal como elemento controlador da freqüência, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

A freqüência destes osciladores pode variar entre algumas dezenas de quilohertz e algumas centenas de megahertz.

Um dos problemas encontrados na elaboração de osciladores a cristal de freqüências muito altas é que os cristais devem ser muito finos e por isso delicados.

Nestes casos, o que se faz é utilizar um circuito oscilador que opere numa freqüência harmônica do cristal que então pode ser cortado para uma freqüência mais baixa.

Atualmente, os osciladores que utilizam ressonadores cerâmicos nas mesmas configurações dos cristais de quartzo consistem numa alternativa econômica para o projetista.

Custando menos que os cristais comuns, mas não tendo a mesma estabilidades, os ressonadores são utilizados da mesma forma.

Na figura 2 temos um exemplo de circuito com ressonador cerâmico encontrado em muitos equipamentos de uso comum como microprocessadores, rádios, etc.

 


 

 

 

Ver também:

* Osciladores

* Constante de tempo

* Fase

* Ciclo ativo

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Duvidar e Crer
Duvidar de tudo ou tudo crer são duas soluções igualmente cômodas, que dispensam ambas de refletir. (Douter de tout ou tout croire CE sont deux solutions également commodes, qui lune et autre nous dispensent de réfléchir)
Henru Poincaré (Ciência e a Hipótese) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)