NOSSAS REDES SOCIAIS -

Efeito das pontas

Num condutor eletrizado, as cargas tendem a distribuir-se de tal modo a haver um acúmulo maior nas regiões de maior curvatura, ou seja, nas “pontas”. Assim, para o condutor da figura 1, as cargas acumulam-se em maior quantidade na parte mais “pontuda”, e se sua curvatura for muito grande, ou seja, se esta ponta for aguçada, o acúmulo será tal que  pode ocorrer uma fuga ou escape das cargas elétricas.

 

 

Eletrizando-se um corpo dotado de uma ponta com uma carga de grande valor ( sob potencial muito alto) pode-se observar a fuga das cargas sob a forma de um “vento”  que em alguns casos ioniza o ar aparecendo sob a forma de pequena chama azulada.

 

O torniquete elétrico, mostrado na figura 2 aproveita este efeito. Trata-se de uma pequena hélice de pontas aguçadas, a qual colocada em contacto com um corpo carregado gira com força e velocidade que dependem da carga fornecida pelo corpo. O que ocorre é que a fuga das cargas pelas suas pontas faz com que surja uma força capaz de impulsioná-la.

 

 

O Motor Iônico funciona segundo o mesmo princípio. Uma alta tensão é gerada e aplicada a um eletrodo em forma de ponta num ambiente em que se injetá gás. O gás é carregado e repelido em alta velocidade propulsionando o foguete.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Poderosos
Nunca é segura a sociedade com os poderosos. (Nunquan est Fidelis cum potente societas"
Pedro (15 a.C. 50 d.C) - Fábulas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)