O Site do Hardware Livre - OSHW

Acoplador Óptico

Os acopladores ópticos ou opto-acopladores (de opto-couplers em inglês) são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). Na figura 1 temos a construção típica de um dispositivo desse tipo.



Neste dispositivo o emissor é um LED, que pode ser infravermelho ou visível, e o sensor é um foto-transistor (pode ser um foto-diodo ou outro dispositivo foto-sensível). Na mesma figura temos o símbolo adotado para representar esse dispositivo. O sinal é aplicado no LED, que então produz luz modulada, a qual é recebida pelo sensor. Dessa forma, o sensor produz um sinal que corresponde à modulação aplicada ao emissor. Como não existe um contacto elétrico entre os dois dispositivos internos ao acoplador, o isolamento do sinal é total. Os isoladores ópticos são usados quando se deseja um isolamento total entre dois circuitos. A tensão de isolamento entre sensor e emissor pode superar  5 000 Volts. Esses dispositivos são bastante rápidas podendo operar com sinais de freqüências elevadas.

Opinião

Novidades de Janeiro de 2018 (OP176)

Já com ano correndo à pleno vapor, apenas esperando começar as aulas, já temos muito em que pensar e muito o que fazer. Na realidade, nunca paramos, e mesmo nas férias (que não tiramos a não ser para viagens curtas) produzimos muito, como os leitores poderão ver.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Teoria
A teoria na prática é diferente. Se a frase não é do Barão de Itararé, pelo menos ele sempre a repetia com o humor que lhe era característico.
Arnaldo Niskier - Jornal do Brasil - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)