Acoplador Óptico

Os acopladores ópticos ou opto-acopladores (de opto-couplers em inglês) são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). Na figura 1 temos a construção típica de um dispositivo desse tipo.



Neste dispositivo o emissor é um LED, que pode ser infravermelho ou visível, e o sensor é um foto-transistor (pode ser um foto-diodo ou outro dispositivo foto-sensível). Na mesma figura temos o símbolo adotado para representar esse dispositivo. O sinal é aplicado no LED, que então produz luz modulada, a qual é recebida pelo sensor. Dessa forma, o sensor produz um sinal que corresponde à modulação aplicada ao emissor. Como não existe um contacto elétrico entre os dois dispositivos internos ao acoplador, o isolamento do sinal é total. Os isoladores ópticos são usados quando se deseja um isolamento total entre dois circuitos. A tensão de isolamento entre sensor e emissor pode superar  5 000 Volts. Esses dispositivos são bastante rápidas podendo operar com sinais de freqüências elevadas.

Opinião

Ainda no mês de aniversário - OP122

O lançamento da série Brincadeiras e Experiências com Eletrônica, recuperando edições antigas que através muitos de nossos leitores tiveram sua iniciação em eletrônica foi um dos eventos marcantes desta época de nosso aniversário de site.

Leia mais...

Buscar Componentes

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Sofrer
As grandes almas sofrem em silêncio. (Grosse Seelen dulden still.)
Schiller (1739 - 1805) - Dom Carlos

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)