Acoplador Óptico

Os acopladores ópticos ou opto-acopladores (de opto-couplers em inglês) são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). Na figura 1 temos a construção típica de um dispositivo desse tipo.



Neste dispositivo o emissor é um LED, que pode ser infravermelho ou visível, e o sensor é um foto-transistor (pode ser um foto-diodo ou outro dispositivo foto-sensível). Na mesma figura temos o símbolo adotado para representar esse dispositivo. O sinal é aplicado no LED, que então produz luz modulada, a qual é recebida pelo sensor. Dessa forma, o sensor produz um sinal que corresponde à modulação aplicada ao emissor. Como não existe um contacto elétrico entre os dois dispositivos internos ao acoplador, o isolamento do sinal é total. Os isoladores ópticos são usados quando se deseja um isolamento total entre dois circuitos. A tensão de isolamento entre sensor e emissor pode superar  5 000 Volts. Esses dispositivos são bastante rápidas podendo operar com sinais de freqüências elevadas.

Opinião

Projetos com Celulares e Livros Grátis (OP152)

A eletrônica evolui de uma forma extremamente rápida com o desmembramento das tecnologias em diversos campos como IoT, uso de celulares em instrumentação e projeto, instrumentação virtual, vestíveis, embarcados e muito mais. Desta forma, fica difícil num site como o nosso em que superamos os 12 000 artigos fazer uma divisão exata das categorias em que se encaixam os artigos.

Leia mais...

Mudar
Quanto mais isso muda, mais fica a mesma coisa. (Plus as change, plus cest La même chose.)
Alphonse Karr (1808 1890) As Vespas - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)