Garrafa de Leyden

Garrafa de Leyden - 1745

 

A garrafa de Leyden nada mais é do que um capacitor. Consiste num recipiente de vidro com duas folhas de metal, uma interna e outra externas, formando as armaduras. A folha interna é ligada à parte externa por uma corrente de metal condutora. Ligada a um Gerador de Van der Graaf ou outro gerador eletrostático ela se carrega com alta tensão. Conforme mostra a figura, ao se ligar a extremidade de um condutor numa das armaduras e aproximar a outras extremidade do terminal da outra armadura ocorre a descarga com a produção de uma faísca elétrica. Segundo se afirma, a Garrafa de Leyden foi descoberta quase que ao mesmo tempo pelo deão von Kleist da Pomerânia e por Peter von Mushenbrock, professor da Universidade de Leyden (Holanda) assim como Cunaeus na Alemanha em 1745. Os capacitores atuais têm diferentes tipos de armaduras e dielétricos, mas seu princípio de funcionamento é o mesmo das antigas garrafas de Leyden.

Opinião

Avanços e Retrocessos (OP126)

Uma palavra muito em moda nos nossos meios, principalmente os políticos é “avanço”, se bem que dependendo da maneira como ela seja colocada, pode significar realmente um retrocesso. Nos meios tecnológicos, como o nosso o avanço é perceptível, constante e muito mais forte em sua penetração a ponto de pouco ser contestado.

Leia mais...

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Verdade
A verdade é filha o tempo. (Veritas temporis filia)
Auro Gélio (sec II d.C.) - Noites Altas

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)