As fontes de alimentação dos rádios, amplificadores pequenos, gravadores, etc., são as pilhas e baterias.

Normalmente a energia é entregue às diversas etapas por um sistema de distribuição que envolve resistores e capacitores eletrolíticos, cuja função é tanto a filtragem como o desacoplamento (fig. 1).

 


 

 

Para cada seção de um aparelho, conforme mostra a figura 1, temos a redução gradual da tensão, permitindo assim maior estabilidade de funcionamento, mesmo quando a pilha ou bateria se esgota.

Os principais defeitos que podem ocorrer nestas etapas são a entrada em curto dos capacitores e eventualmente a abertura de um dos resistores.

Com o multímetro o técnico deve verificar a presença de alimentação em todos os setores da linha indicada.

Comparando com o diagrama do aparelho, deve verificar se as tensões estão em ordem.

Os componentes defeituosos podem ser identificados da seguinte maneira:

Os resistores abertos, depois de sofrerem uma sobrecarga (queima), normalmente apresentam-se com o corpo enegrecido, não sendo possível às vezes sequer ler o seu valor (fig. 2).

 


 

 

Para trocar o resistor, corte-o com o alicate e depois dessolde os seus terminais. Coloque o resistor novo de mesmo valor na posição equivalente.

Os capacitores em curto podem ser achados pela prova com o multímetro. Para isso, encostando- se as pontas de prova nos terminais destes componentes, na escala de resistências, deve haver uma oscilação da agulha e depois ela voltará a indicar uma resistência diferente de zero.

Um capacitor “inchado” é sinal de que podem ter ocorrido problemas de curto ou sobrecarga, sendo necessária a sua troca.

A tampa inferior do capacitor de borracha serve como válvula em caso de aquecimento do componente por sobrecarga, ficando sensivelmente inchada para fora.