Eliminando ruídos em auto-rádios (ART341)

Um problema comum e extremamente desagradável para os instaladores de auto-rádios é a captação do ruído do sistema de ignição principalmente na faixa de AM. O desconhecimento de alguns procedimentos simples, agravado pelo uso de painéis de plástico na maioria dos carros dificultando o aterramento são as principais causas dos problemas de ruídos. Neste artigo mostramos alguns procedimentos para se eliminar estes ruídos.

 

O sistema elétrico e de ignição dos automóveis são responsáveis por uma grande quantidade de ruídos que podem afetar o funcionamento de equipamentos de som neles instalados.

Os sinais gerados por velas, ignição eletrônica ou distribuidor, e ainda alternador e outros componentes podem chegar aos rádios de carro de duas formas: pela antena e pela alimentação, conforme mostra a figura 1.

 

Os ruídos do sistema elétrico do carro podem se propagar pelos fios ou pelo ar.
Os ruídos do sistema elétrico do carro podem se propagar pelos fios ou pelo ar.

 

Os sinais podem chegar pela alimentação positiva quando não existe um bom aterramento que impeça sua propagação pela instalação elétrica do carro.

Pela antena, os sinais chegam ao receptor irradiados pelas próprias fontes produtoras, interferindo principalmente na faixa de AM.

Veja que, enquanto os sinais que se propagam pela instalação elétrica do carro e do rádio provocam problemas tanto em amplificadores e na função toca-fitas, os sinais que se propagam pelo espaço e entram pela antena só afetam as funções de rádio, ou seja, AM e FM.

Na verdade, pela sua própria natureza, o sistema de FM é mais imune a este tipo de interferência do que o AM. Na figura 2 mostramos que sinais produzidos por circuitos elétricos e eletrônicos como os de um carro tem a sua maior parte concentrada nas baixas frequências que incluem as ondas médias e curtas.

 

Espectro dos ruídos geados pelo sistema elétrico e de ignição de um carro
Espectro dos ruídos geados pelo sistema elétrico e de ignição de um carro

 

Para eliminar os ruídos que aparecem nos aparelhos de som e rádios de carro é muito importante saber como eles estão entrando no sistema.

 

VERIFICANDO COMO O RUÍDO ENTRA NO EQUIPAMENTO

Coloque o auto-rádio com toca-fitas na função de toca-fitas. Se o ruído do motor aparecer quando o motor do veículo está ligado, então podemos ter certeza de que ele entra principalmente pelo cabo de alimentação ou pelo cabo de conexão ao chassi (aterramento).

Se passando para a função rádio AM o ruído que não aparecia na função de toca-fitas aparece com grande intensidade então isso significa que ele está entrando pela antena ou pelo seu cabo.

Os dois problemas têm soluções diferentes:

 

a) Ruído pela antena

Os carros possuem uma fita de aterramento no capô que impede que os sinais produzidos pelo sistema elétrico sejam irradiados, conforme mostra a figura 3.

 

A fita de aterramento é importante para evitar a irradiação de ruídos
A fita de aterramento é importante para evitar a irradiação de ruídos

 

Se esta fita estiver desligada ou solta, os sinais podem sair com facilidade e chegar até a antena. Se a fita de aterramento estiver em ordem, devemos verificar o cabo da antena.

O cabo deve estar bem conectado e com a malha devidamente aterrada, ou seja, ligada ao chassi do próprio carro. Se o cabo tiver emendas mal feitas isso pode significar um ponto de entrada de ruídos.

Se o cabo estiver em ordem, a própria posição da antena pode ser considerada desfavorável. As antenas colocadas na parte traseira do carro são melhores por estarem mais longe dos possíveis sinais irradiados pelo sistema de ignição, conforme mostra a figura 4.

 

A maior parte dos ruídos é produzida no motor
A maior parte dos ruídos é produzida no motor

 

Finalmente, devemos verificar se o próprio sistema elétrico do carro está em ordem. Cabos de velas com supressores ou ainda a caixa da ignição eletrônica sem um bom aterramento podem causar problemas, irradiando mais ruídos do que deviam.

 

b) Ruído pelo cabo de alimentação

Na entrada do circuito de amplificadores e rádios existem capacitores de filtro cuja finalidade é desviar para a terra qualquer sinal interferente que possa vir por eles. Na figura 5 mostramos como estes capacitores são ligados.

 

A função do capacitor de desviar interferências.
A função do capacitor de desviar interferências.

 

No entanto, a eficiência dessas capacitores depende muito da maneira como a ligação do chassi do aparelho é feita ao chassi do carro, ou seja, o aterramento.

Se for usado para esta finalidade um fio longo e fino, ele representa uma certa resistência por onde o sinal pode entrar, conforme mostra a figura 6.

 

Um fio-terra longo e fino funciona como
Um fio-terra longo e fino funciona como "antena" para ruídos

 

O fio de aterramento deve ser curto e grosso para ter uma resistência mínima, evitando que o sinal entre. Temos visto muitos rádios de carro instalados em painéis de plástico que não oferecem blindagem, de modo que o fio terra é o único meio de escoamento de eventuais ruídos e são fios bastante finos. Encurtando estes fios ou usando fios grosso podemos eliminar uma boa parte do ruído que entra nos aparelhos.

O uso de fios grossos na alimentação e terra de qualquer equipamento de som de carro é muito importante para se evitar a captação de ruídos.

Outro ponto que deve ser considerado é a possibilidade de se tirar a alimentação do aparelho de som o mais próximo possível da bateria, conforme mostra a figura 7 ou no cabo principal de alimentação que é grosso.

 

Tirando a alimentação junto à bateria
Tirando a alimentação junto à bateria

 

Neste ponto temos uma mínima resistência da alimentação do carro e isso é importante para se evitar a captação de ruídos.

 

CONCLUSÃO

Manter curtos os fios. Usar fios grossos: esses dois cuidados simples podem ajudar a eliminar a maior parte dos ruídos que entram pelo sistema elétrico.

Para os ruídos que entram pela antena apenas observe com cuidado a instalação do cabo além do posicionamento correto da antena.

É muito simples obter som livre de ruídos desagradáveis no carro, se bem que em muitas oficinas de instalação não é isso que se vê.


Obs: as novas tecnologias dos carros modernos ajudam a minimizar todos estes problemas, mas alguns ainda podem persistir. O uso de redes CAM e outros recursos minimizam os efeitos das interferências nos auto-rádios, mas por outro lado o uso de muitas partes plásticas que não servem de blindagem são fonte de problemas.

Opinião

De volta às aulas (OP131)

Nesta e nas próximas semanas a maioria das escolas técnicas, de engenharia, cursos médios e fundamentais voltam às aulas, com o início do primeiro semestre. Muitos, que estão entrando agora nas escolas têm um natural entusiasmo, desejando aprender ao máximo tudo que se refere à profissão escolhida, quando se trata de curso técnico ou de engenharia. Já, os alunos do ensino médio vêm com a preocupação do vestibular, desejando sempre entrar nas melhores escolas.

Para nós este é o momento em que oferecemos nossos livros tanto para os que desejam complementar seus estudos, como também como parte do próprio currículo, recomendados pelos professores. O nosso site também continuará a oferecer um forte material de apoio tanto para os estudantes como para os professores. Novos artigos estarão sempre entrando e também prometemos o lançamento de novos livros com assuntos ainda não abordados de uma forma mais específica. Mas, a grande notícia é o lançamento de nosso site em língua inglesa. O site www.newtoncbraga.com, totalmente em inglês para o público do exterior conterá artigos específicos preparados naquele idioma, com anúncios também de empresas que atendem um público estrangeiro. Os próprios livros terão links para compra no exterior através de livrarias como a Amazon. Um novo local de pesquisa para os internautas de outros países que, atualmente mesmo usando as ferramentas de tradução, consistem mais de 20% dos acessos de nosso em português. Para os anunciantes, que desejarem também uma publicidade específica neste site, trata-se de uma excelente mídia a ser analisada. Por outro lado, o site em português continua funcionando normalmente. Pedimos aos nos escrevem que observem seus mecanismos anti-spam, pois muitas vezes tentamos anexar um esquema ou artigo e o E-mail volta por ser bloqueado pelo destinatário.

Talento e Gênio
O talento sem gênio é pouca coisa. O gênio sem talento não é nada. (Le talent sans gênie est peu de chose, Le gênie sans talent nest rien.)
Paul Valéry (1871 - 1945) - Miscelânea

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)