Eliminando ruídos em auto-rádios (ART341)

Um problema comum e extremamente desagradável para os instaladores de auto-rádios é a captação do ruído do sistema de ignição principalmente na faixa de AM. O desconhecimento de alguns procedimentos simples, agravado pelo uso de painéis de plástico na maioria dos carros dificultando o aterramento são as principais causas dos problemas de ruídos. Neste artigo mostramos alguns procedimentos para se eliminar estes ruídos.

 

O sistema elétrico e de ignição dos automóveis são responsáveis por uma grande quantidade de ruídos que podem afetar o funcionamento de equipamentos de som neles instalados.

Os sinais gerados por velas, ignição eletrônica ou distribuidor, e ainda alternador e outros componentes podem chegar aos rádios de carro de duas formas: pela antena e pela alimentação, conforme mostra a figura 1.

 

Os ruídos do sistema elétrico do carro podem se propagar pelos fios ou pelo ar.
Os ruídos do sistema elétrico do carro podem se propagar pelos fios ou pelo ar.

 

Os sinais podem chegar pela alimentação positiva quando não existe um bom aterramento que impeça sua propagação pela instalação elétrica do carro.

Pela antena, os sinais chegam ao receptor irradiados pelas próprias fontes produtoras, interferindo principalmente na faixa de AM.

Veja que, enquanto os sinais que se propagam pela instalação elétrica do carro e do rádio provocam problemas tanto em amplificadores e na função toca-fitas, os sinais que se propagam pelo espaço e entram pela antena só afetam as funções de rádio, ou seja, AM e FM.

Na verdade, pela sua própria natureza, o sistema de FM é mais imune a este tipo de interferência do que o AM. Na figura 2 mostramos que sinais produzidos por circuitos elétricos e eletrônicos como os de um carro tem a sua maior parte concentrada nas baixas frequências que incluem as ondas médias e curtas.

 

Espectro dos ruídos geados pelo sistema elétrico e de ignição de um carro
Espectro dos ruídos geados pelo sistema elétrico e de ignição de um carro

 

Para eliminar os ruídos que aparecem nos aparelhos de som e rádios de carro é muito importante saber como eles estão entrando no sistema.

 

VERIFICANDO COMO O RUÍDO ENTRA NO EQUIPAMENTO

Coloque o auto-rádio com toca-fitas na função de toca-fitas. Se o ruído do motor aparecer quando o motor do veículo está ligado, então podemos ter certeza de que ele entra principalmente pelo cabo de alimentação ou pelo cabo de conexão ao chassi (aterramento).

Se passando para a função rádio AM o ruído que não aparecia na função de toca-fitas aparece com grande intensidade então isso significa que ele está entrando pela antena ou pelo seu cabo.

Os dois problemas têm soluções diferentes:

 

a) Ruído pela antena

Os carros possuem uma fita de aterramento no capô que impede que os sinais produzidos pelo sistema elétrico sejam irradiados, conforme mostra a figura 3.

 

A fita de aterramento é importante para evitar a irradiação de ruídos
A fita de aterramento é importante para evitar a irradiação de ruídos

 

Se esta fita estiver desligada ou solta, os sinais podem sair com facilidade e chegar até a antena. Se a fita de aterramento estiver em ordem, devemos verificar o cabo da antena.

O cabo deve estar bem conectado e com a malha devidamente aterrada, ou seja, ligada ao chassi do próprio carro. Se o cabo tiver emendas mal feitas isso pode significar um ponto de entrada de ruídos.

Se o cabo estiver em ordem, a própria posição da antena pode ser considerada desfavorável. As antenas colocadas na parte traseira do carro são melhores por estarem mais longe dos possíveis sinais irradiados pelo sistema de ignição, conforme mostra a figura 4.

 

A maior parte dos ruídos é produzida no motor
A maior parte dos ruídos é produzida no motor

 

Finalmente, devemos verificar se o próprio sistema elétrico do carro está em ordem. Cabos de velas com supressores ou ainda a caixa da ignição eletrônica sem um bom aterramento podem causar problemas, irradiando mais ruídos do que deviam.

 

b) Ruído pelo cabo de alimentação

Na entrada do circuito de amplificadores e rádios existem capacitores de filtro cuja finalidade é desviar para a terra qualquer sinal interferente que possa vir por eles. Na figura 5 mostramos como estes capacitores são ligados.

 

A função do capacitor de desviar interferências.
A função do capacitor de desviar interferências.

 

No entanto, a eficiência dessas capacitores depende muito da maneira como a ligação do chassi do aparelho é feita ao chassi do carro, ou seja, o aterramento.

Se for usado para esta finalidade um fio longo e fino, ele representa uma certa resistência por onde o sinal pode entrar, conforme mostra a figura 6.

 

Um fio-terra longo e fino funciona como
Um fio-terra longo e fino funciona como "antena" para ruídos

 

O fio de aterramento deve ser curto e grosso para ter uma resistência mínima, evitando que o sinal entre. Temos visto muitos rádios de carro instalados em painéis de plástico que não oferecem blindagem, de modo que o fio terra é o único meio de escoamento de eventuais ruídos e são fios bastante finos. Encurtando estes fios ou usando fios grosso podemos eliminar uma boa parte do ruído que entra nos aparelhos.

O uso de fios grossos na alimentação e terra de qualquer equipamento de som de carro é muito importante para se evitar a captação de ruídos.

Outro ponto que deve ser considerado é a possibilidade de se tirar a alimentação do aparelho de som o mais próximo possível da bateria, conforme mostra a figura 7 ou no cabo principal de alimentação que é grosso.

 

Tirando a alimentação junto à bateria
Tirando a alimentação junto à bateria

 

Neste ponto temos uma mínima resistência da alimentação do carro e isso é importante para se evitar a captação de ruídos.

 

CONCLUSÃO

Manter curtos os fios. Usar fios grossos: esses dois cuidados simples podem ajudar a eliminar a maior parte dos ruídos que entram pelo sistema elétrico.

Para os ruídos que entram pela antena apenas observe com cuidado a instalação do cabo além do posicionamento correto da antena.

É muito simples obter som livre de ruídos desagradáveis no carro, se bem que em muitas oficinas de instalação não é isso que se vê.


Obs: as novas tecnologias dos carros modernos ajudam a minimizar todos estes problemas, mas alguns ainda podem persistir. O uso de redes CAM e outros recursos minimizam os efeitos das interferências nos auto-rádios, mas por outro lado o uso de muitas partes plásticas que não servem de blindagem são fonte de problemas.

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