Montando Circuitos Eletrônicos (ART1205)

Como fazer montagens e que tipos de montagens podem ser feitas? Neste artigo, analisamos este assunto, que é explorado em nosso livro Como Fazer Montagens (disponível no site para venda na forma de E-book) dando algumas dicas importantes para quem está começando.

Este artigo faz parte do livro Como Fazer Montagens Eletrônica de Newton C. Braga.

A maioria dos nossos leitores, que nos acompanha em artigos de nossa autoria tanto neste site como em outras publicações, gosta de fazer montagens eletrônicas e sabe como. No entanto, muitos que são novos, ainda estão dando os primeiros passos na eletrônica, sentem vontade de fazer suas próprias montagens, mas não sabem como começar nem o que podem montar.

Montar circuitos eletrônicos é um tipo de trabalho que pode ter as mais diversas finalidades. Diferentemente do que muitos possam pensar não é apenas o técnico de uma empresa que deseja desenvolver um projeto que se envolve nesse tipo de atividade.

Montar circuitos eletrônicos é uma atividade altamente instrutiva, interessante e pode até ser extremamente lucrativa, dependendo do que o leitor desenvolva.

Muitas grandes empresas de hoje começaram com seus proprietários montando equipamentos eletrônicos de forma artesanal em suas garagens.No nosso país temos diversos exemplos disso!

 

Por que Montar

Mas, por que montar aparelhos eletrônicos?

A comodidade de se comprar a maioria dos equipamentos eletrônicos prontos, e a custos muito baixos em alguns casos, pode levar o leitor a pensar que ninguém precisa montar aparelhos eletrônicos ou ninguém se preocupa com isso.

Não é verdade.

A maioria dos equipamentos de uso comum como rádios, gravadores, telefones, transceptores, games, aparelhos de som pode ser comprada pronta a preços que até são menores do que nos custaria montá-los se comprássemos peça por peça.

Isso ainda tem o agravante de que caixas e muitos componentes desses aparelhos não são vendidos separadamente causando sérios problemas a um eventual montador.

É claro que, quando falamos em montagens não nos referimos a estes aparelhos e nem mesmo à finalidade básica que eles possuem: atender ao grande consumidor numa função comum.

Aparelhos de uso comum, que podem ser comprados prontos, não são o que realmente nos interessa montar.

Montamos aparelhos eletrônicos de outros tipos e com outras  finalidades:

 

a) Aprender, descobrir coisas novas

Não há dúvida alguma que a principal finalidade que temos hoje na realização de montagens é aprender tecnologia.

E, quando falamos em tecnologia, ela tanto pode ser para se trabalhar com ela naquele momento, como para aprender o necessário para passar para um degrau mais avançado num curso técnico ou superior.

O interessante das montagens eletrônicas é que elas podem ser feitas em diversos níveis.

Podemos ter montagens simples com poucos componentes que o iniciante, o estudante do nível fundamental e médio podem completar com facilidade.

Podemos ter montagens intermediárias adotadas no curso técnico e elaboradas por professores, para ilustrar suas aulas.

Podemos finalmente ter montagens complexas utilizadas pelos desenvolvedores e profissionais que até podem criar algo novo e comercializar com vantagens.

Evidentemente, o leitor deve ter a consciência de que, sem preparo e experiência não deve tentar de imediato montagens complicadas quando não consegue ainda fazer as mais simples.

 

b) Fazer coisas que não existem prontas como aparelhos comerciais

A maioria dos aparelhos que podemos montar são coisas que normalmente não podem ser encontradas prontas nas casas especializadas.

A grande vantagem de saber montar é que podemos ter um produto exclusivo.

Dificilmente posso encontrar pronto um circuito que acione uma campainha quando meu rádio relógio despertar, mas posso montar um.

Dificilmente posso encontrar pronto um controle para um motor de um brinquedo pretendo adaptar, mas posso montar um.

E, com sorte temos a possibilidade de montar projetos para realmente ganhar dinheiro.

Percorrendo as lojas e pontos de vendas em São Paulo, por exemplo, já nos deparamos com a venda de diversos projetos que publicamos e que foram adaptados para se tornarem produtos comerciais. Alguns exemplos:

  • Circuito que acende a luz quando escurece
  • Alarme para pendurar na maçaneta da porta
  • Alarme que toca quando crianças choram
  • Controle remoto através da rede de energia
  • Transmissor de FM para espionagem
  • Circuito que recupera fitas de vídeo
  • Detector de metais

 

c) Ter a satisfação pessoal de dominar a ciência mais importante de nosso tempo

Dominar a eletrônica não significa apenas uma satisfação pessoal, mas também uma integração melhor com o mundo moderno.

Essa integração pode levar a uma maior segurança pessoal, maior facilidade em desfrutar do que há de mais moderno em nosso tempo, pelo entendimento de seu princípio de funcionamento, e também maior capacidade de escolher o produto certo para seu uso.

Uma pesquisa recente mostra que uma boa parte dos acidentes que ocorre envolvendo equipamentos eletrônicos poderia ser evitada se as pessoas acidentadas conhecessem um pouco de seu princípio de funcionamento.

Quem já não ouviu falar de pessoas que se acidentam pela utilização indevida de certos aparelhos casos como:

  • Usar eletrônicos na banheira
  • Ligar equipamentos em tomadas que não suportam sua potência
  • Não observar o aterramento em aparelhos potencialmente perigosos
  • Superdimensionar a potência de um aparelho para uma aplicação
  • Usar um equipamento para uma finalidade para a qual ele não foi projetado.
  • Tentar modificar um equipamento sem ter conhecimento técnico para isso.

Fazendo montagens eletrônicas conhecemos melhor princípios de operação de circuitos que estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos modernos.

Podemos interpretar melhor manuais de uso e instalação, aproveitar melhor todas as funções de um equipamento, ter mais segurança no seu uso.

Quantos dos leitores sabem utilizar corretamente todas as funções do controle remoto de seu televisor ou videocassete?

Quantos leitores conseguem fazer todas as interligações dos periféricos a um computador ou de um televisor ao videocassete, DVD e equipamento de som sem consultar manual algum?

Enfim, montar significa conhecer e conhecer significa usar ou comprar melhor.

 

Quem pode montar?

As montagens eletrônicas estão ao alcance de todos.

Não é preciso ser um “expert” com um curso superior ou técnico de eletrônica para poder montar em casa aparelhos eletrônicos.

Pessoas comuns que não tenham uma preparação prévia, ou que estejam no processo de adquirir essa preparação, profissionais que ainda não se atreveram a fazer montagens e profissionais de outras áreas que desejam aplicar a eletrônica prática em sua atividade, são alguns exemplos.

 

Analisemos melhor os casos possíveis:

a) Professores e alunos de escolas de nível fundamental e médio

A educação tecnológica, conforme sabemos, está sendo adotada com extremo interesse nos cursos de nível fundamental e médio.  O uso de tecnologia como a eletrônica, mecatrônica (robótica), informática nos cursos do nível fundamental e médio é uma realidade e muitos professores não estão preparados para isso.

O que a maioria não sabe, é que existem centenas de projetos simples e de baixo custo, envolvendo o que denominamos eletrônica intermediária (VEJA NOTA) que podem ser utilizados como apoio eficiente para o ensino de ciências e mesmo de outras matérias.

Circuitos simples, que podem até ser montados pelos professores e estudantes do ensino fundamental, servem para ensinar como funcionam os computadores.

Montagens interessantes podem ser associadas ao ensino de física, química, biologia e até mesmo ciências humanas.

Sabendo montar circuitos eletrônicos e acompanhando publicações especializadas o professor terá uma poderosa ferramenta de ensino e o aluno uma atividade que pode servir para revelar vocações.

 

Denominamos “eletrônica intermediária” aquela que faz uso de componentes discretos e de circuitos integrados e baixa escala de integração (LSI). Veja nosso livro Projetos Eletrônicos para Ensinar Física.  São componentes fáceis de manusear, fáceis de encontrar e de entender seus princípios de funcionamento.  Esses componentes estão num ponto intermediário de uma escala que tem a eletricidade do ensino médio, onde terminal os programas de física e a eletrônica da alta escala de integração dos computadores e outros aparelhos de extrema complexidade. Esta colocação faz da eletrônica intermediária indispensável como ponte cobrindo o vácuo que existe entre a física do ensino médio e a eletrônica do dia a dia, a aplicação real da ciência que é a tecnologia.

 

b) Professores e alunos de cursos técnicos e de engenharia

Não existe ensino técnico sem a prática. No entanto, não bastam os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas para se formar o verdadeiro profissional.

É preciso mais.

É preciso montar circuitos, mesmo que simples, como uma preparação para o manuseio de componentes e ferramentas que são exigidas na manutenção de equipamentos mais complexos.

A montagem bem planejada de circuitos que utilizem os princípios estudados nos cursos técnicos é algo que não pode faltar.

 

c) Amadores

A montagem de equipamentos eletrônicos de uso pessoal é um hobby altamente instrutivo e gratificante.

Não existe satisfação maior do que ver funcionando um aparelho que foi montado pelas suas próprias mãos!

Temos observado amadores que montam seus circuitos a partir dos 11 anos de idade e até menos!

 

d) Profissionais de desenvolvimento

Os profissionais do desenvolvimento de circuitos eletrônicos não estão apenas nas indústrias.

Muitas pessoas têm encontrado fontes de renda bastante compensadoras montando e vendendo certos tipos de circuitos eletrônicos, fazendo sua instalação ou mesmo reparação.

Veja que, mesmo aqueles que não pretendem montar aparelhos eletrônicos para vender precisam saber como isso é feito.

Os profissionais que fazem vendas técnicas, instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos precisam saber como montar.

 

O que podemos montar?

Não existe um limite para o que um montador habilidoso e que tenha recursos apropriados pode montar.

As montagens eletrônicas podem ser classificadas em níveis de dificuldades que exigem diferentes graus de conhecimento e habilidade dos montadores e também equipamentos.

Assim, podemos fazer a seguinte separação das montagens em categorias:

 

a) Montagens Simples Para Estudantes e Iniciantes

Estudantes, professores do ensino fundamental e médio podem montar circuitos eletrônicos relativamente simples tanto para complementar o ensino tradicional com o uso de tecnologia como para ilustrar aulas ou para fazer parte dos programas de matérias eletivas.

Normalmente são montagens feitas em matrizes de contactos, ponte de terminais ou placas de circuito impressos com componentes simples, normalmente poucos transistores e no máximo um ou dois circuitos integrados.

Nessa categoria podemos incluir os seguintes projetos:

  • Controles de motores
  • Circuitos simples de corrente contínua
  • Pequenos transmissores
  • Excitadores de LEDs
  • Osciladores de Áudio
  • Rádios experimentais
  • Circuitos com sensores
  • Amplificadores simples
  • Fontes de alimentação
  • Receptores experimentais de rádio
  • Alarmes de luz
  • Alarmes de toque
  • Reostatos

 

b) Projetos Intermediários

Esses já são projetos que preferivelmente devem ser realizados em matrizes de contacto, placas universais ou placas de circuito impresso contendo componentes como circuitos integrados.

Professores, estudantes e amadores podem elaborar projetos de razoável complexidade tanto para usar nos seus cursos como para próprio uso.

Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes projetos:

  • Controles PWM de motores
  • Controles remotos com PLL
  • Transmissores de rádio e TV
  • Amplificadores de pequena e média potência
  • Efeitos de luz e som
  • Circuitos digitais simples como contadores
  • Circuitos com amplificadores operacionais

c) Projetos avançados

Esses já são indicados para os montadores experientes que conseguem fazer placas de circuito impresso precisas com grande quantidade de componentes ou trilhas bastante estreitas.

São projetos que se baseiam tanto numa quantidade elevada de componentes (discretos e circuitos integrados) como também em microprocessadores.

Para esses casos, o montador também deve ter recursos de programação se forem utilizados microprocessadores e deve ter experiência de como fazer isso.

Podemos dar como exemplo dessa categoria os seguintes projetos:

  • Projetos com microprocessadores
  • Interfaces de controle
  • Automatismos complexos
  • Circuitos de controle de robôs

 

Opinião

Ensinar e Aprender (OP112)

Nossa vocação didática continua a se manifestar de forma intensa pelas centenas de artigos que têm entrado no site nas últimas semanas. Temos muito mais ainda, e são artigos principalmente dirigidos a professores e estudantes.

Leia mais...

Buscar Componentes

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group

LIVROS TÉCNICOS

              

Tolos e Velhacos
A riqueza dos tolos é o patrimônio dos velhacos.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)