Porteiro eletrônico (ART199)

 

Este projeto pode ser utilizado da sua maneira normal, como porteiro, ou então como intercomunicador interno, babá eletrônica e até para se monitorar as conversas num saguão, num sistema de vigilância.

A alimentação pode ser feita com uma fonte comum de 12 a 18V com uma corrente de pelo menos 1 ampère, já que a potência da etapa amplificadora é algo elevada.

Os próprios alto-falantes são usados como microfones na função de transmitir os sinais e com uma boa sensibilidade.

 

FUNCIONAMENTO

Na figura 1 temos o diagrama completo do porteiro eletrônico ou intercomunicador.

Figura 1 – Diagrama completo do porteiro eletrônico.

 

A base do circuito é um amplificador integrado da National Semiconductor de 5 watts de potência com excelente ganho e sensibilidade.

Uma chave dupla comuta as funções dos alto-falantes que devem ser interligados, passando de escuta (como alto-falantes) para reprodução (como microfones).

Assim, numa posição da chave, o alto-falante da estação remota funciona como microfone e o da estação local na sua própria função. Na outra posição da chave as funções são invertidas.

Os componentes R1 e C2 têm por função manter a impedância de saída constante, enquanto que o transformador T1 casa a impedância do alto-falante quando usado como microfone com a alta impedância de entrada do amplificador.

O potenciômetro P1 atua como controle de sensibilidade e o capacitor C1 desacopla a fonte de alimentação evitando instabilidades. Este capacitor deve ser montado o mais próximo possível do pino 14 do circuito integrado.

 

MONTAGEM

Os componentes básicos podem ficar numa placa de circuito impresso com a disposição mostrada na figura 2.

Figura 2 – Placa de circuito impresso e disposição dos componentes.

 

O transformador T1 tanto pode ser um de saída usado em rádios transistorizados com uma impedância de primário de 1 K ohms ou mais e um secundário de 8 ohms.

Os alto-falantes devem ter 8 ohms com pelo menos 10 cm de diâmetro e imãs pesados para maior rendimento, estes alto-falantes devem ser montados em caixas acústicas e o remoto deve ser protegido de modo a não sofrer a ação do tempo.

O fio de conexão aos alto-falantes não precisa ser blindado. A chave S1 é do tipo falar/ouvir de pressão, como as encontradas em intercomunicadores, devendo ser pressionada na posição de falar e voltando sozinha ao ser solta para a posição de ouvir.

Isso significa que, com a alimentação ligada, o circuito se mantém na posição de ouvir, o que permite monitorar o que ocorre junto à estação remota.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho, basta alimentar o circuito e falar em um dos alto-falantes. Sua voz deve ser reproduzida no outro alto-falante.

Apertando S1 as funções invertem-se e o alto-falante em que se ouvia o som remoto passa a funcionar como microfone.

Comprovado o funcionamento do aparelho é só fazer a instalação definitiva. Os cabos de ligação ao alto-falante remoto podem ter até 20 metros de comprimento.


PS: Na época em que este artigo foi publicado, o CI LM384 era relativamente comum. Uma solução mais moderna seria o uso do TDA2002, mas com uma configuração de placa diferente. Veja no artigo Amplificador de 8 W com o TDA2002 (ART100) mais detalhes.

 

Opinião

Avanços e Retrocessos (OP126)

Uma palavra muito em moda nos nossos meios, principalmente os políticos é “avanço”, se bem que dependendo da maneira como ela seja colocada, pode significar realmente um retrocesso. Nos meios tecnológicos, como o nosso o avanço é perceptível, constante e muito mais forte em sua penetração a ponto de pouco ser contestado.

Leia mais...

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Derrotar
Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Hemingway (O Velho e o Mar)

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)