É com grande satisfação que informamos que o Planetário Digital da OBA nos foi entregue no dia 22 de agosto de 2014.

O Planetário Digital da OBA foi comprado com cerca de 800 doações realizadas através do site www.vakinha.com.br.

Já agradecemos a quem fez as doações, porém muitos que não doaram colaboraram com a divulgação da campanha, por isso estamos aqui para agradecer pela sua colaboração e garantir que o Planetário será intensamente usado para a popularização da Astronomia e capacitação de professores. Aliás, do dia seguinte à chegada dele em nossas mãos até hoje, 7 de setembro de 2014, ele já foi para 5 escolas e para um evento, a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e já está agendado até o final do ano!

Optamos pelo planetário digital da empresa FULLDOME, empresa que está há cerca de 8 anos no mercado brasileiro. Antes de comprarmos examinamos a qualidade dos projetores de outras 4 empresas. Outras foram excluídas pelo elevado valor para o mesmo produto. Até o momento estamos plenamente satisfeitos com o produto e atendimento da empresa fornecedora do planetário digital da OBA.

 

Full Dome
Full Dome

 

Inicialmente pretendíamos comprar apenas o projetor digital e usar o domo que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro tinha comprado, porém, com o total das doações recebidas e com o desconto dado pela empresa FULLDOME conseguimos comprar o conjunto completo, ou seja, o projetor digital HD, um domo de 5 m de diâmetro de material leve (34 kg), inflador e um notebook especialmente configurado para as projeções de full dome.

Em setembro de 2013 chegou à OBA o planetário analógico comprado pelo professor Rui Pereira do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde então estávamos atendendo às escolas e aos eventos com aquele planetário de recursos limitadíssimos, pois só permitia projetar o céu para determinada latitude e avançar e retroceder o tempo. Nem mesmo linhas de constelações projetava ou planetas.

Porém com o Planetário analógico nasceu o projeto OBA DE OLHO NO CÉU – PLANETÁRIO ITINERANTE, para o qual uma home page está sendo criada www.obadeolhonoceu.com.br . Algumas informações já estão neste site. Dentro da OBA os responsáveis por este projeto são Bruna Senra e Leandro Faria os quais também criaram um facebook para o projeto www.facebook.com/oba-de-olho-no-céu-Planetário-Itinerante , no qual algumas fotos já usando o planetário digital estão disponíveis.