O Site do Hardware Livre - OSHW

Timer Simples (MSB055)

Este circuito opera com a carga de um capacitor. Quando tocamos com um fio no terminal positivo do capacitor, ele se carrega e ao mesmo tempo polariza a base do transistor. Com isso, o transistor conduz e faz com que o LED acenda. A partir desse momento, enquanto o capacitor descarregar pela base do transistor ele conduz e o LED permanecerá aceso. Como o resistor através do qual o capacitor se descarrega é menor do que no projeto anterior, a descarga é muito mais lenta. Esta corrente de descarga não seria suficiente para acender o LED, mas temos o transistor para amplificá-la. Depois de certo tempo, com a carga reduzida o LED reduz seu brilho até apagar. O tempo de acendimento do LED depende do valor do capacitor e também do resistor, permitindo assim a elaboração de circuitos de tempo ou timers que encontram muitas aplicações práticas em eletrônica. Na figura temos o diagrama completo do timer.

 

   Figura 52 – Diagrama do timer
Figura 52 – Diagrama do timer

 

 

Simulação:

 

 

MSB055 - Timer Simples
MSB055 - Timer Simples

 

 

Obs. Na simulação usamos 10 µF em lugar de 47 µF para obter um tempo de acendimento menor. Aperte a tecla espaço por um momento para carregar e depois novamente abrindo-a.

O LED não apaga de imediato, mas depois de alguns segundos. Alterando o valor de C1 o tempo muda.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0055.zip)

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Amigo
Não faz amigo quem nunca fez um inimigo. (He makes no friend who never made a foe.)
Tennyson (1809 - 1892) - Idílios do Rei - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)