Usando uma bobina de ignição de carro ou mesmo um transformador “fly back” de TV o circuito da figura pode gerar tensões entre 7 000 e 30 000 volts para experimentos com altas tensões e cargas estáticas.

 


 

 

O circuito consiste num inversor em que o controle da freqüência que proporciona maior rendimento é feito em P1.

O transistor deve ser dotado de um bom radiador de calor e a alimentação deve vir de uma fonte com pelo menos 1 A de capacidade de corrente.

No caso de se usar um fly back para T1, deve ser do tipo com núcleo exposto para que possamos enrolar o primário conforme mostra a figura.

 


 

 

Esse primário é formado por 10 a 15 espiras de fio comum 22 com capa plástica. O máximo cuidado deve ser tomado no manuseio do aparelho pois os choques produzidos em caso de contacto acidental com o terminal de MAT é bem desagradável. Nunca use fontes sem transformador e sempre tenha cuidado com eventuais partes do circuito que sejam expostas. Recomenda-se sua montagem numa caixa de madeira ou plástico. Para usar, ajuste P1 de modo a obter a máxima tensão de saída o que pode ser constatado, aproximando-se do terminal de saída uma lâmpada fluorescente.

 

C I-1 – 4093 – circuito integrado CMOS

Q1 – TIP125 – transistor Darlington PNP

T1 – Bobina de ignição de carro ou transformador flyback de TV

P1 – 100 k Ω – potenciômetro

R1 – 10 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R2 – 2,2 k Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, vermelho

C1 – 220 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C2 – 100 µF x 25 V – capacitor eletrolítico

 

Diversos:

Fonte de alimentação, placa de circuito impresso, caixa para montagem, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.