O Site do Hardware Livre - OSHW

Como testar componentes eletrônicos - volume 2

Autor: Newton C. Braga
Data da publicação: Fevereiro de 2012
ISBN: 9788565050012
Formato: virtual e impresso
Número de páginas: 109

 

Outros livros da série:


 

No volume anterior vimos como testar alguns componentes passivos comuns, como os cabos, resistores, LDRs e outros. No entanto, existem muitos outros componentes passivos importantes, usados nas montagens eletrônicas e mesmo eletrotécnicas. Continuamos com a seqüência de testes ensinando como provar dois tipos importantes de componentes passivos. Os que se baseiam em fios enrolados ou bobinas tais como os reatores ou bobinas, transformadores e pequenos motores assim como componentes do grupo dos capacitores. Esses componentes possuem características bem diferentes, pois enquanto os que se baseiam em bobinas estão bons quando apresentam baixas resistências, os capacitores são considerados bons quando apresentam resistências muito altas ou mesmo infinitas.

 

Para a prova desses componentes podemos usar instrumentos como o multímetro, provador de continuidade e em alguns casos até mesmo a lâmpada de prova. Também podemos realizar provas sofisticadas com circuitos de simulação, gerador de sinais e o osciloscópio. O uso do osciloscópio na análise das características de um capacitor, na verdade, vai além da simples prova. Podemos medir sua capacitância com alguma precisão, determinar eventuais problemas de qualidade (fator Q), o que pode ser muito interessante quando pensamos no carater didático da aplicação.

Trata-se de uma ótima forma de se programar um exercício de uso do osciloscópio nesse tipo de análise. Para esse caso faremos as simulações dos circuitos no NI Multisim 11.0 de modo que o leitor possa visualizar as formas de sinais que devem ser obtidas nos testes de capacitores com o osciloscópio. Sugerimos consultar o site para informações sobre o uso do Multisim ou o próprio livro do autor sobre este assunto.

 

Indice do Segundo Volume

Bobinas ou Indutores

Transformadores de Baixas Freqüências

Transformadores de Altas Freqüências

Relés e Solenóides

Motores DC e de Passo

Outros Componentes Formados por Bobinas

Capacitores Fixos

Capacitores variáveis (trimmers e variáveis)

Pilhas e Baterias

Válvulas (filamentos)

Lâmpadas neon, xenônio e fluorescentes

Instrumentos de Bobina ou Ferro Móvel (galvanômetros)

 

Clique aqui para visualizar as 20 primeiras páginas do livro.

 

 

Opinião

Mês de trabalho e surpresas (OP173)

Continuamos com nosso trabalho, produzindo artigos, desenvolvendo atividades como a preparação de eventos, programando palestras para este e para o próximo ano e muito mais. Não paramos. Nosso site, e as versões em espanhol e inglês crescem em acessos e importância, o que nos leva a cada vez mais colocar novos artigos nestas mídias.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Perigo
Quem ama o perigo, nele perece. (Quien ama El peligro, en el perece.)
Cervantes (1547 1616) Dom Quixote Cap XX Parte II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)