Retificador em Ponte (NE0128)

 

O circuito apresentado é uma fonte de alimentação com retificação por ponte de diodos ou Ponte de Graetz. No circuito temos uma filtragem simples com um capacitor de 10 uF e uma carga que consiste num resistor de 1 k ohms. Evidentemente, com um capacitor maior obtemos menor ripple, dependendo da aplicação. Como se trata de um circuito com finalidade didática, um capacitor menor possibilita a visualização mais fácil da tensão contínua de saída. O circuito é dado na figura 1.

 

 

 

A forma dos sinais visualizados no Mulsitim é mostrada na figura 2. O sinal em vermelho é a corrente a tensão de entrada, aplicada a um dos canais do osciloscópio. O sinal em azul, corresponde a tensão de saída referenciada em torno de 0 V com a observação do ripple que neste caso tem um valor de aproximadamente 5 V para uma tensão de saída da ordem de 5 V. Experimente aumentar o valor do capacitor para verificar o que ocorre com o ripple. Veja também que este ripple tem o dobro da frequência da tensão alternada de entrada.

 

 

Simulação e netlist estão disponíveis para download neste link.

 

Opinião

Nem todos acompanham as mudanças (OP133)

No nosso ramo de tecnologia, as mudanças são constantes e irreversíveis, o que parece ainda não ser assimilado por muitos. Mesmo diante de fatos concretos que afetam nosso dia a dia, muitos parecem insensíveis, e se mantém firmes adotando procedimentos e ideias que a cada dia se tornam mais ultrapassadas. O resultado disso é inevitável, a piora das condições de negócios e a falência cada vez mais próxima.

Leia mais...

Amanhã
Não perguntes o que haverá amanhã. (Quid sit futurum cras, fuge qu?rere.)
Horácio (65 - 8 a.C.) - Odes - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)