O Site do Hardware Livre - OSHW

Como Funciona o Alternistor (ART4056)

Estão sempre surgindo novos componentes no mundo da eletrônica, proporcionando ao projetista a possibilidade de criar projetos inéditos, ou ainda melhorar projetos que já existem. No entanto, em alguns casos apenas o nome do componente é novo e os fabricantes aproveitam para incluir os seus produtos numa nova categoria. É o caso dos alternistores ou tiristores para corrente alternada que abordamos neste artigo.

Os alternistores nada mais são do que tiristores, ou seja, diodos de 4 camadas, projetados para operação em circuitos de corrente alternada.

Este nome é em especial adotado para os triacs, que é o elemento mais conhecido da família, por empresas como a Teccor, Littlefuse e outras.

O triac, como já vimos em muitos artigos, como exemplo o ART3977 além de outros com aplicações e nosso curso de eletrônica de potência, é um diodo de quatro camadas ou tiristor que pode controlar a corrente nos dois sentidos e por isso indicado para aplicações em circuitos de controle em rede de corrente alternada.

Na figura 1 temos o seu símbolo em que o associamos a dois SCRs ligados de modo invertido.

 

Figura 1 – O triac.
Figura 1 – O triac.

 

A curva característica deste componente é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Curva característica
Figura 2 – Curva característica

 

Empresas como a Teccor possuem amplas linhas de “triacs alternistores” com correntes que vão de 6 a 40 A e tensões de 200 V a 1000 V e que são especificamente projetados para aplicações de comutação de cargas indutivas.

Nesse triacs são integrados dois SCRs de modo invertido num mesmo chip, mas eletricamente separados de modo a melhorar as características de dv/dt.(Veja mais em: http://web.mit.edu/6.131/www/document/triac_alternistors.pdf )

No entanto se atentarmos para a definição de “alternistor” como tiristor para aplicações em circuitos de corrente alternada devemos ir além dos triacs.

De fato, tiristor é um diodo de quatro camadas (Veja nosso Curso de Eletrõnica – Eletrônica de Potência) e nesta família podemos incluir outros que se prestam a aplicações de corrente alternada, conforme mostra a figura 3 gerando então uma sub-família.

 

Figura 3 – A subfamília dos alternistores
Figura 3 – A subfamília dos alternistores

 

Além dos triacs, temos ainda um outro tipo de componente da família dos tiristores (diodos de quatro camadas) especificamente indicado para aplicações em corrente alternada, na maioria das vezes no disparo de Triacs que é o conhecido diac (diode for Alternating Current) que também estudamos em nosso curso e temos artigos específicos.

Os próprios símbolos, mostrados na figura 4, lembram muito o triac.

 

Figura 4 – Símbolos para o diac
Figura 4 – Símbolos para o diac

 

 

Para saber mais sobre o diac veja o artigo: ART3981.

 

E, um outro componente da família que também consiste num diodo de quatro camadas (tiristor) para aplicações em circuitos de corrente alternada que destacamos é o SIDAC.

Os Silicon (SI) diodes (D) for Alternating Curent (AC) são diodos especiais da família dos tiristores indicados para aplicações em circuitos de corrente alternada. Eles se comportam como uma lâmpada neon disparando quando uma tensão (em qualquer sentido) lhes é aplicada. Quando disparo podem conduzir correntes intensas. Os Sidacs podem ser usados como elementos de disparo e osciladores de relaxação em circuitos de alta tensão ligados à rede de energia. Na figura 5 temos a curva característica de um SIDAC.

 

Figura 5 – O SIDAC
Figura 5 – O SIDAC

 

 

 

Veja no artigo ART3982 como ele funciona.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Oradores
Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes os que não abusam dele. (Ceux qui ont Le Don de La parole et qui son orateurs ond em main um grand instrument de charlatanisme: heureux sils nem abusent pás.)
Sainte-Beive (1804-1869) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)