NOSSAS REDES SOCIAIS -

Soluções da Linear Technology em LDOs (ART3938)

A Linear Technology apresentou através da Mouser Electronics no link https://www.mouser.com/pdfdocs/Linear_LDO_2014brochure_10_163.pdf  um a brochura em que suas soluções para reguladores lineares com baixa queda de tensão (LDO) são abordadas de forma ampla. São 16 páginas com componentes, características e muito circuitos práticos. Se o leitor costuma usar este tipo de componente em seus projetos e exige soluções de alta performance, sugerimos que baixa a brochura e mantenha em sua biblioteca. Neste artigo falamos um pouco dos circuitos encontrados.

A Linear Technology, cujos produtos são distribuídos pela Mouser Electronics , disponibiliza uma ampla gama de LDOs, reguladores lineares de tensão com características de baixa queda de tensão na condução.

Essa linha possui desde componentes de alta tensão, reguladores simples, controladores e fontes de correntes, todos abordados nesta documentação.

Escolhemos alguns circuitos como exemplo, dando uma ideia do que o leitor pode obter na documentação completa.

 

Regulador Linear de 50 mA com tensão de 3 V a 80 V

Este circuito tem uma queda de tensão máxima de 300 mV (corrente de 50 mA) e faz uso do regulador de tensão integrado LT3011 da Linear. (figura 1)

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Regulador de 250 mA com entrada de 4 V a 80 V

A base deste circuito é regulador LT3013 da Linear tendo uma saída de 5 V com corrente máxima de 250 mA. A queda de tensão máxima é de 400 mV. O circuito é mostrado na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Regulador Rail to Rail de 1,5 A

O circuito mostrado na figura 3 tem por base o regulador LT3066 usando transistor PNP. O circuito tem uma compensação para queda de tensão no cabo e sua saída é de 5 V. No datasheet deste componente, que pode ser obtido no site da Mouser mais informações sobre este circuito podem ser obtidas, assim como no próprio documento que sugerimos que leitor baixe. O circuito é mostrado na figura 3.

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Regulador micropotência de 20 mA

Na figura 4 temos um circuito de micropotência com apenas 3 uA de corrente quiescente. A entrada deste circuito pode variar entre 3,8 V e 45 V e a corrente máxima é de 20 mA para uma saída de 3,3 V. O circuito integrado usado é o LT3007-3.3 da Linear.

 

Figura 4
Figura 4

 

 

Regulador duplo de 750 mA e 250 mA com o LT3030

O circuito da figura 5, sugerido pela Linear usa como base o LDO LT3030 duplo, fornecendo saídas de 1,8 e 1,8 V com correntes de 750 mA e 250 mA respectivamente. A queda de tensão é baixa.

 

Figura 5
Figura 5

 

 

Regulador simétrico de 5 V com 150 mA

A base do circuito mostrado na figura 6 é o regulador de baixa queda de tensão (LDO) LT3032 da Linear. A corrente máxima é de 150 mA e a tensão de saída dupla é de 5 V. O circuito tem baixo ruído, indicado no diagrama e a tensão de entrada pode ficar entre 5,4 V e 20 V.

 

Figura 6
Figura 6

 

 

Regulador com tensão ajustada por 1 resistor

O circuito mostrado na figura 7 é sugerido pela Linear na sua documentação do circuito integrado LT3083. A corrente máxima de saía é de 3 A e a tensão de saída de 0,9 V.

 

Figura 7
Figura 7

 

 

Regulador de Alta corrente com Resposta Rápida LT1584

O circuito mostrado na figura 8 é sugerido pela Linear Technology fazendo uso do LT1584 e outros equivalentes conforme a tensão de saída desejada. O circuito tem uma baixa queda de tensão (LDO) e uma resposta positiva rápida podendo operar no modo ajustável o fixo.

 

Figura 8
Figura 8

 

 

Regulador Negativo 600 mA com o LT3090

Na figura 9 temos um regulador que fornece tensão negativa de -2,5 V sob corrente de até 600 mA a partir de entrada de -3 a -10 V. O circuito tem uma entrada para limitação programada de corrente.

 

Figura 9
Figura 9

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Tolos e Velhacos
A riqueza dos tolos é o patrimônio dos velhacos.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)