O Site do Hardware Livre - OSHW

O Oscilador desintérico

Dizem que os circuitos eletrônicos podem fazer tudo. No entanto, quando são usados para criar efeitos especiais as consequências podem ser inesperadas. Ultrassons causam mal estar nos ratos e alguns outros animais afugentando-os; sons musicais são agradáveis aos nossos ouvidos, e existem até sons de baixas frequêcias que causam náuseas sendo capazes de abalar as fundações de prédios! O chamado ruído marrom (ver no final do texto explicação) é um exemplo de som que pode ter efeitos desastrosos sobre o organismo humano. Na tentativa de espantar pássaros da praça principal da cidade, o Professor Ventura, Beto e Cleto foram além, utilizando os fabulosos recursos da eletrônica, e com isso acabaram por criar estranhos batimentos ultrassônicos. A partir do seu potente oscilador foram geradas vibrações sonoras com efeitos orgânicos inesperados responsáveis por uma enorme confusão! Esta estória narra o que aconteceu quando o Oscilador Disentérico do Professor Ventura entrou em ação na praça principal da cidade.

 

Era uma comitiva que deixava o laboratório do Professor Ventura, e na frente ía o prefeito em pessoa! Beto e Cleto, que estavam chegando, estranharam o fato, se bem que o domínio da eletrônica e as "maravilhas da eletrônica e da informática" do velho mestre já tinham trazido muitas pessoas importantes ao seu laboratório. Tão logo a comitiva se afastou, Beto e Cleto, que apenas observavam do lado de fora, foram chamados para o interior do laboratório pelo próprio Professor Ventura.

 

 

As  estranhas vibrações produzidas pelo oscilador do Professor Ventura estavam afetando a todos, inclusive o prefeito que suava muito durante seu discurso.


- Estão curiosos para saber o que houve, certo?
- Nem tenha dúvidas quanto a isso! - comentou Beto, enquanto entrava - Tem certeza que podemos saber do que se trata, ou é algum segredo de estado?
O Professor, que raramente tinha segredos com os rapazes, os tranquilizou:
- Vocês sabem que não guardo nenhum segredo para vocês, e como se trata de algo que envolve eletrônica e computadores, vocês não só podem: devem saber! Mais do que isso: devem me ajudar!...
Beto e Cleto não falaram mais nada! Se acomodaram na velha poltrona no fundo do laboratório para ouvir o Professor:
- Realmente fui procurado pelo prefeito. Ele disse que tem um problema e que só eu posso resolver!...
- Legal! Certamente um problema que só pode ser resolvido com ajuda da eletrônica!... - interrompeu Cleto.
O Professor não deu sinais de ânimo. Fez uma pausa e continuou:
- O problema não é eletrônico e nem de informática, mas a solução pode estar nestas ciências. Eu explico: vocês sabem que um dos poucos problemas de Brederópolis, nossa pacata cidade, é a praça central. Ela sempre foi um lugar muito agradável para se passear à noite, onde os jovens iam para a tradicional "paquera" e os mais velhos "curtiam" a bandinha que tocava no coreto, ou simplesmente iam para espairecer. Era nosso ponto de encontro até a chegada dos pássaros!...
Beto foi quem interrompeu:
- Sim, as malditas andorinhas que aos milhares resolveram fazer das árvores da praça seu dormitório!...
Era realmente um problema. Depois que as andorinhas chegaram, além do barulho enorme ao anoitecer, quando aos bandos elas rodeavam as árvores para se aninhar, havia o problema da sujeira. As avezinhas faziam suas necessidades em pleno vôo ou dos galhos em que se acomodavam de modo a ficar impossível passar por perto das árvores, ou mesmo pela praça depois do crepúsculo sem ser atingido!
- O prefeito nunca quis cortar as árvores!... - Continuou o Professor - No que eu lhe dou razão! Afinal seria um crime ecológico, e o problema continuou com reclamações de todos até que na semana passada ele perdeu a paciência!
- O que houve?
- Fazendo mais uma inspeção, para ver a sujeira que ficava no chão da praça depois que as andorinhas se aninhavam, e que os limpadores da prefeitura não davam conta, o nosso querido "preboste" levou um belo "splash" na sua luminosa careca!...
Beto e Cleto riram, imaginando a cena em que o prefeito deixava apressadamente a praça, limpando a cabeça com um lenço e lembraram também o título que lhe tinham dado!  
"Preboste!" Na verdade, este era o nome que se dava antigamente aos magistrados militares e caracterizava os altos funcionários senhoriais, alguma coisa como um prefeito dos "velhos tempos", segundo o bom "Aurélio"... A "pose" do prefeito logo fez com que um maldoso adversário político, que também era Professor de português, lhe desse o título, que logo "pegou"!  A palavra era utilizada com duplo sentidodivertindo a população, principalmente os adversários políticos.
- Não tinha nada que estar "prebostando" sem guarda-chuva! - comentou, bem humorado, Cleto, não querendo interromper o Professor Ventura.
- Depois disso, vocês sabem: ele me procurou pedindo uma solução "indolor" para as andorinhas, ou seja, algum "dispositivo eletrônico" que as impeça simplesmente de se aninhar nas árvores da praça, mas sem causar qualquer mal as avezinhas e muito menos "mexer" com a ira dos ecologistas!... O prefeito é do tipo que acredita que tecnologia eletrônica e os computadores são a solução para tudo! Vocês sabem!... E daí, têm alguma idéia?

 

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


União
As nossas necessidades nos unem, mas as nossas opiniões nos separam.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)