Hoje em dia a reparação de aparelhos eletrônicos não está muito difundida. A ideia é de que, quando não estão na garantia, os aparelhos de uso comum se tornam difíceis e reparar e na maioria dos casos devem ser descartados. Na verdade, com a evolução rápida da tecnologia, quando um aparelho começa a dar defeitos, ele já está superado, sendo muito mais conveniente, trocá-lo por um novo.

 

 

No entanto, existem muitas pessoas que não só gostam de reparar equipamentos eletrônicos, quer seja de uso próprio ou para um amigo, ou então recuperar coisas antigas que têm um valor sentimental. Outra possibilidade é para os montadores atuais, os Makers, os STEMers (Estudantes de Eletrônica dos níveis médio) que podem saber como diagnosticar um problema de uma montagem própria e fazer sua correção.

Assim, saber o básico da reparação é ainda algo importante e sabendo disso estamos publicando em nosso site este curso que será dividido em 4 lições.

Nele damos as tecnologias de todas as épocas, já que nunca se sabe quando precisamos reparar o velho rádio de válvulas da vovó dos anos 40 ou 50 como um circuito moderno de uma fonte de celular ou coisa parecida.

Assim, nesse curso faremos um apanhado geral dos componentes usados nos aparelhos, das ferramentas e instrumentos usados na reparação, as técnicas de diagnóstico e da correção dos problemas.

É claro que se o leitor quiser saber mais, por exemplo, o detalhamento do funcionamento de componentes e circuitos, pode se basear em nossos cursos anteriores, Eletrônica Básica, Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência além das dezenas de artigos de nossa seção se service e livros grátis que temos a disposição.

O curso é baseado na edição de um de nossos livros de maior sucesso “Conserte Tudo” que contém uma versão mais completa do que levamos ao leitor e que pode ser adquirido em nossa loja virtual, tanto na versão E-book como na versão impressa para os que ainda gostam desta modalidade de leitura.

 

Índice

Curso Básico de Reparação - Introdução

Curso Básico de Reparação – 1

Curso Básico de Reparação – 2

Curso Básico de Reparação – 3

Curso Básico de Reparação – 4

Curso Básico de Reparação – 5

Curso Básico de Reparação – 6

Curso Básico de Reparação – 7

Curso Básico de Reparação – 8