Resistência de Lâmpada Incandescente (DUV132)

Para confirmar se uma lâmpada incandescente é de 100 W x 110 V, pois a marcação estava apagada, medi a resistência com o multímetro. Pelos meus cálculos, ela deveria ter uns 110 ? (R = V/I e a corrente seria de 1 A). No entanto, o multímetro indicou muito menos, uns 30 ?. O Problema é do multímetro?

Renato

 

Não, o problema não é do multímetro. Ele mediu a resistência do filamento da lâmpada a frio, que é muito menor. Os filamentos frios e contraídos das lâmpadas apresentam uma resistência muito menor do que quando estão quentes, com a lâmpada acesa. Essa resistência, que chega a ser muitas vezes menor do que a nominal, é que causa o impacto de corrente quando ligamos a lâmpada. A corrente inicial é sempre muito grande. A simples medida da resistência do filamento de uma lâmpada não serve, portanto, para se saber qual é a potência dessa lâmpada.

 

 

Opinião

Ensinar e Aprender (OP112)

Nossa vocação didática continua a se manifestar de forma intensa pelas centenas de artigos que têm entrado no site nas últimas semanas. Temos muito mais ainda, e são artigos principalmente dirigidos a professores e estudantes.

Leia mais...

Buscar Componentes

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group

LIVROS TÉCNICOS

              

Verdade
Dize s vezes a verdade, para que te creiam quando mentires. (Dis quelquefois La verité, afin quon te croie quand tu mentiras.)
Jules Renard (1864 - 1910) - Diário

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)