Resistência de Lâmpada Incandescente (DUV132)

Para confirmar se uma lâmpada incandescente é de 100 W x 110 V, pois a marcação estava apagada, medi a resistência com o multímetro. Pelos meus cálculos, ela deveria ter uns 110 ? (R = V/I e a corrente seria de 1 A). No entanto, o multímetro indicou muito menos, uns 30 ?. O Problema é do multímetro?

Renato

 

Não, o problema não é do multímetro. Ele mediu a resistência do filamento da lâmpada a frio, que é muito menor. Os filamentos frios e contraídos das lâmpadas apresentam uma resistência muito menor do que quando estão quentes, com a lâmpada acesa. Essa resistência, que chega a ser muitas vezes menor do que a nominal, é que causa o impacto de corrente quando ligamos a lâmpada. A corrente inicial é sempre muito grande. A simples medida da resistência do filamento de uma lâmpada não serve, portanto, para se saber qual é a potência dessa lâmpada.

 

 

Opinião

Sempre Otimista (OP136)

Apesar das oscilações da economia, nos mantemos otimistas em relação ao futuro de nosso país, esperando que aqueles que têm bom senso passem a comandar as coisas. No nosso caso, além de darmos nossa opinião, principalmente em relação às dificuldades que os projetistas, estudantes e profissionais de eletrônica têm na importação de componentes (que não são fabricados em nosso país) e são absolutamente necessários ao nosso progresso, continuamos a trabalhar.

Leia mais...

Louco
Uma vez por ano é permitido bancar o louco. (Semel in anno licet insanire.)
Sêneca (14 a.C. 65 d.C) Da Superstição - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)