Potência de lâmpada incandescente (DUV200)

Como posso medir a potência de uma lâmpada incandescente que esteja com a marcação apagada? A medida de resistência não mostra essa potência?


A simples medida da resistência de uma lâmpada incandescente com o multímetro não informa qual é a sua potência. O que ocorre é que, quando a lâmpada está apagada e medimos sua resistência, o filamento se encontra frio e portanto, contraído. Sua resistência é então muitas vezes mais baixa do que a resistência que a lâmpada apresenta em funcionamento. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watts que apresenta aproximadamente 110 ohms de resistência quando em funcionamento, se for testada a frio, medirá menos de 40 ohms. Assim, por essa indicação, não será possível dizer qual é a sua potência. O que podemos fazer é comparar a resistência de uma lâmpada sem marcação com uma boa com a marcação e ver se são aproximadamente iguais. Se isso ocorrer, podemos afirmar que as duas têm a mesma potência. O mesmo á válido para aquecedores e elementos de aquecimento que operam com resistências aquecidas.

Opinião

Nem todos acompanham as mudanças (OP133)

No nosso ramo de tecnologia, as mudanças são constantes e irreversíveis, o que parece ainda não ser assimilado por muitos. Mesmo diante de fatos concretos que afetam nosso dia a dia, muitos parecem insensíveis, e se mantém firmes adotando procedimentos e ideias que a cada dia se tornam mais ultrapassadas. O resultado disso é inevitável, a piora das condições de negócios e a falência cada vez mais próxima.

Leia mais...

Odiar
é próprio da alma humana odiar a quem se ofendeu. (Proprium humant ingenit est odisse quem l?seris)
Tacito (55-120) Vida de Agricola - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)