Potência de lâmpada incandescente (DUV200)

Como posso medir a potência de uma lâmpada incandescente que esteja com a marcação apagada? A medida de resistência não mostra essa potência?


A simples medida da resistência de uma lâmpada incandescente com o multímetro não informa qual é a sua potência. O que ocorre é que, quando a lâmpada está apagada e medimos sua resistência, o filamento se encontra frio e portanto, contraído. Sua resistência é então muitas vezes mais baixa do que a resistência que a lâmpada apresenta em funcionamento. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watts que apresenta aproximadamente 110 ohms de resistência quando em funcionamento, se for testada a frio, medirá menos de 40 ohms. Assim, por essa indicação, não será possível dizer qual é a sua potência. O que podemos fazer é comparar a resistência de uma lâmpada sem marcação com uma boa com a marcação e ver se são aproximadamente iguais. Se isso ocorrer, podemos afirmar que as duas têm a mesma potência. O mesmo á válido para aquecedores e elementos de aquecimento que operam com resistências aquecidas.

Opinião

Nossa vocação didática (OP141)

Não podemos nos omitir diante dos muitos problemas que nos afligem, principalmente os que se relacionam com a corrupção, incompetência de nossas autoridades e descasos por parte de quem poderia fazer alguma coisa. Nos que dependemos da tecnologia ou ainda que pretendemos ter uma profissão que se relaciona com a tecnologia, estudando muito para isso, temos a nossa parcela de responsabilidade diante do que ocorre.

Leia mais...

Alívio
Quem de seus males fala, alívio já desfruta. (A Raconter sés maux, souvent on les soufage.)
Corneille (1606 - 1684) - Polieucto - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)