Me disseram que para fazer medidas precisas com um multímetro analógico ele deve estar de pé. Quando o usamos deitado, muda sua precisão. É verdade?

Ronaldo

 

Os multímetros analógico que fazem uso de galvanômetros possuem uma indicação das posições em que eles devem funcionar. Isso ocorre devido ao fato de dependerem de um sistema mecânico para movimentação da agulha. Essa indicação vem na forma de desenhos na escala, como o mostrado na figura 1.

 

Figura 1

 

O primeiro é para funcionamento vertical, o segundo admite uma tolerância de 1 grau na inclinação. O terceiro é para funcionamento horizontal (deitado), o quarto admite uma tolerância de 15º no funcionamento horizontal e o último é para ser usado inclinado de 60º. Um instrumento pode ter mais de uma dessas posições de funcionamento.

 

Assim, se o multímetro for indicado para funcionar inclinado0 de 45º ou ainda em pé, quando o usamos de outra forma, podem ocorrer uma imprecisão de leitura. Se bem que ela seja muito pequena na maioria dos casos, é preciso levá-la em conta nas medidas muito precisas. Para os que não possuem essa indicação, supõe-se que a indicação é precisa em qualquer posição em que ele seja usado.