Desejo reduzir uma tensão de 220 V para 110 V mas não quero empregar um transformador, pois além de caro, preciso de uma potência elevada (mais de 100 W).

Rafael

 

Infelizmente, a melhor maneira de se reduzir altas tensões alternadas (110 V ou 220 V) ainda é o transformador. Outros métodos existem, mas nem sempre são aplicados. Eles são:

 

a)Usar um resistor do mesmo valor da carga em série. Neste caso, entretanto, o resistor vai dissipar a mesma energia que a carga e as perdas serão muito grandes, Além disso, este método só é válido se a carga for alimentada por uma corrente constante. Exemplo válido: um resistor em série com uma lâmpada ou um LED para potências até no máximo uns 5 ou 10 W.

 

b)Um redutor capacitivo (veja nosso artigo sobre fontes sem transformador). No entanto, o transformador será tanto maior quanto maior for a corrente exigida pela carga. Este método só se aplica à correntes até no máximo uns 200 mA.

 

c)Usar uma fonte chaveada, mas neste caso, é preciso ver se a carga suporta este tipo de alimentação, com uma freqüência diferente da usada na rede e com características que permitam usar formas de onda que não sejam senoidais. Aplica-se ao caso em que se necessita reduzir a tensão alternada da rede para uma tensão contínua menor, que pode ser retificada num transformador com núcleo de ferrite.

 

Em suma, para reduzir altas tensões alternadas para tensões alternadas menores a melhor solução ainda é o transformador.