Estou com dificuldades para obter transformadores de alta tensão para alimentar circuitos valvulados experimentais. Posso usar um inversor ou outro circuito equivalente?

 

Na verdade os inversores também usam transformadores e as dificuldades para obter alta tensão são as mesmas. Uma solução interessante consiste em se usar um transformador comum de 6 ou 12 V (conforme os filamentos das válvulas usadas) com duplo primário (primário com tomada central) e ligá-lo como um auto-transformador. Pode-se obter perto de 300 V com esta configuração numa corrente de 50 mA a 200 mA conforme a potência do transformador usado. Veja o circuito.

O valor do capacitor de filtro depende da corrente de carga. Veja, entretanto que este circuito não é isolado da rede de energia.

Uma outra possibilidade interessante para se obter alta tensão para válvulas é a de comprar transformadores 110/220 V de baixa potência encontrados para adaptação de redes em muitas casas de material elétrico e eletrônico, mas neste caso será preciso usar um transformador adicional de 6 V ou 12 V para os filamentos das válvulas.