Qual é a diferença entre um osciloscópio de duplo traço e um de duplo feixe?

 

Os osciloscópios comuns geram apenas um feixe de elétrons, produzindo assim uma única imagem na tela. Apenas uma forma de onda pode ser observada de cada vez. No entanto, existem osciloscópios que permitem observar duas formas de onda ao mesmo tempo. Para isso existem duas técnicas possíveis. Uma delas consiste em se multiplexar o feixe de elétrons, fazendo com que ele seja alternadamente controlado por dois canais amplificados, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 - O osciloscópio de duplo traço (multiplexado).
Figura 1 - O osciloscópio de duplo traço (multiplexado).

 

Assim, o mesmo feixe incide ora nos pontos que geram uma forma de onda, ora em outro. Como a comutação é muito rápida, não vemos o deslocamento do feixe de uma para outro sinal, e a impressão que temos é que duas formas de onda aparecem na tela. Nos osciloscópios de duplo feixe, como nos televisores em cores que possuem três canhões, existem dois canhões que geram dois feixes de elétrons, um para canal, cada qual gerando uma das imagens que deve ser observada, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - O osciloscópio de duplo feixe.
Figura 2 - O osciloscópio de duplo feixe.

 

Para os profissionais de eletrônica que têm suas oficinas, um osciloscópio de duplo traço de 40 a 100 MHz é ideal para se trabalhar com aparelhos de som, rádios, televisores, videocassetes, equipamentos industriais, etc.