Gostaria de receber a fórmula para se calcular um circuito amplificador que forneça uma potência de 1 000 W a um alto-falante sem distorção. 

Muitos leitores confundem cálculos com fórmulas e projetos. Em eletrônica o que temos são fórmulas que permitem calcular certas propriedades de componentes e mesmo de circuitos simples. No entanto, os projetos que envolvam muitos componentes e muitos blocos básicos de circuitos ou etapas, como um amplificador exigem cálculos que utilizam as fórmulas básicas aplicadas muitas vezes e de acordo com o que se deseja que o circuito faça. Assim, na maioria dos casos, o problema de se fazer um projeto não é resolvido por uma simples fórmula. Existe uma série de procedimentos de cálculos que são repetidos diversas vezes até se chegar aos resultados. Os profissionais da eletrônica aprendem em suas cursos não apenas as fórmulas, mas como usá-las em cada caso. Não adianta passar para alguém as fórmulas que devam ser usadas num projeto, se essa pessoa não souber como utilizá-las. É para isso que existem os cursos de  eletrônica.

 

 Nossos livros Fórmulas e Cálculos Para Eletrônica (Vol 1 e 2) dão as fórmulas básicas e procedimentos para calculo de  componentes em alguns circuitos simples e básicos.