Campainhas residenciais (EL031)

Este artigo foi preparado com base no livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" (2005). Veja no final artigo as notas.

As campainhas residenciais são encontradas em diversas configurações, que podem ser desde simples vibradores eletromagnéticos até os tipos musicais eletrônicos.

O modo de instalação de todas elas é o mesmo, o que veremos neste item, antes porém, analisaremos o funcionamento dos tipos mais simples.

As do tipo vibrador consistem numa bobina com uma lâmina de metal colocada nas proximidades (figura 1).

 

 

Campainha tipo vibrador.
Campainha tipo vibrador.

 

Quando o botão é acionado, a corrente alternada circula pela bobina criando um forte campo, também alternado, fazendo a lâmina entrar em vibração. Esta vibração faz com que seja emitido o som característico.

Um outro tipo é mostrado na figura 2, e consta de solenóides que puxam núcleos de metal quando energizados.

 

Campainha de dois tons.
Campainha de dois tons.

 

Quando o núcleo é puxado para cima com força, ao ser fechado o interruptor de pressão, ele bate numa lâmina que produz um som mais agudo (dim!) e quando o botão é solto, este núcleo cai batendo numa lâmina que produz um som mais grave (dom!).

A instalação de uma campainha é simples, veja figura 3.

 

 

Instalação da campainha.
Instalação da campainha.

 

O interruptor é ligado em série com a alimentação e como o consumo destes dispositivos é muito baixo, podem ser usados fios finos (AWG 18 ou 20/métrico 0,75 ou 0,50) sem problemas.

O comprimento máximo deste fio também não é motivo de preocupação, pois mesmo uma queda de tensão de uns 10% permite ainda que as campainhas funcionem razoavelmente bem.

Na instalação, a preocupação maior é com os isolamentos, para que não ocorram curtos ou ainda problemas de fugas para a terra, caso um dos fios encoste na parte metálica das caixas e eventualmente condutos.

Os interruptores usados em campainhas são do tipo normalmente abertos (NA) de pressão (contato momentâneo), e podem ser encontrados em diversos

formatos e tipos (figura 4).

 

Tipos de interruptores de campainha (NA).
Tipos de interruptores de campainha (NA).

 

UMA CAMPAINHA X DIVERSOS INTERRUPTORES

Na figura 5 temos o modo de fazer o acionamento de uma mesma campainha a partir de três locais diferentes, ou seja, a partir de três interruptores.

 

Três interruptores acionando a mesma campainha de lugares diferentes.
Três interruptores acionando a mesma campainha de lugares diferentes.

 

Os interruptores são ligados em paralelo entre si e em série com a campainha.

Este tipo de ligação pode ser usado em uma residência onde tenhamos duas entradas de modo que, de qualquer uma delas a campainha possa ser acionada.

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.

 

 

 

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Adulação
Há pessoas inteligentes que, à força de se deixarem adular, acabam estúpidas.
Carlos Lacerda

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)