• Artigos Diversos
    Total de artigos:
    486
  • Automotivos
    Total de artigos:
    44
  • Memória Histórica
    Total de artigos:
    305
  • Componentes Novos
    Total de artigos:
    1373
  • Artigos e Projetos
    Total de artigos:
    1004
  • Eletrônica Paranormal
    Total de artigos:
    30
  • Artigos e Projetos para Iniciantes
    Total de artigos:
    123
  • Meio Ambiente e Saúde
    Total de artigos:
    115
  • História da Eletrônica
    Total de artigos:
    39
  • Matemática para eletrônica
    Total de artigos:
    276
  • Mundo das Válvulas
    Total de artigos:
    343
  • Inglês para eletrônica
    Total de artigos:
    65
  • Como funciona
    Total de artigos:
    204
  • Telecomunicações
    Total de artigos:
    165
  • Novas Tecnologias
    Total de artigos:
    40
  • Testes e Problemas Resolvidos
    Nesta nova seção, que está incluída em Matemática Para Eletrônica, daremosa resolução de Testes, Exercícios e Problemas de eletricidade e eletrônica comuns e também que caíram em vestibulares, concursos e exames de escolas técnicas e de engenharia.
    Os candidatos podem testar sua habilidade e conhecimentos, resolvendo os exercícios e problemas propostos.
    A seção é também de grande utilidade para os professores que poderão tomar como referência os testes e problemas para elaborar suas provas. Basta trocar os dados e elas podem ser usadas com facilidade.
    Na resolução supomos que os leitores tenham conhecimentos básicos de matemática de modo a entender os procedimentos usados.
    Também deve ser levado em conta que muitos dos testes e problemas apresentados admitem diversos procedimentos para a resolução. Escolhemos o que nos pareceu mais conveniente ou mais simples.
    Quanto às fórmulas, podem ser tanto as bem conhecidas do ensino médio e técnico como outras avançadas que podem ser encontradas em nossos livros Fórmulas e Cálculos Para Eletricidade e Eletrônica, volumes 1 e 2.
    Total de artigos:
    252
  • Kits para montar

    Um dos problemas de muitos leitores que desejam fazer montagens eletrônicas baseadas em projetos que publicamos neste site é comprar os componentes um a um, o que não é simples.

    Nem sempre seu fornecedor tem todos os componentes exatamente como o desejado para a montagem e ainda existe o trabalho de se fazer a placa de circuito impresso.

    Um mercado que existe desde os anos 40 e até mesmo antes, é o de kits para montagem, como os famosos dos Estados Unidos com Heathkit e a Radio Shack além da Edu Kits, fornecendo conjuntos de componentes, placas de circuito impresso e, em alguns casos, até a caixa para alojar o aparelho.

    No Brasil tivemos algumas empresas fornecendo kits que se tornaram famosas, mas muitas delas fecharam, mas ainda hoje existem sim os fornecedores e é deles que trataremos nesta seção.

    Estaremos selecionando kits de nossos parceiros e indicando aos nossos leitores, é claro depois de fazermos sua análise.

    Em alguns casos, conforme o leitor verá, os kits correspondem até mesmo a projetos nossos, já que, como este é um site de Hardware Livre (OSHW), não colocamos obstáculos para que empresas utilizem nossos projetos para criar seus produtos.

     

    Parceiros para kits:

    Eletrônica Aquila - http://www.eletroaquila.net/ 

    Eletrônica Rei do Som - http://www.reidosom.com.br/ 

    Eccel Eletrônica - http://www.eccel.com.br/eletronica/catalog/ 

     

    Total de artigos:
    3
  • IoT - Internet das Coisas (Internet of Things)

    Uma nova seção está sendo incluída no nosso site. Nela trataremos de projetos, artigos e notícias relacionadas com a Internet das Coisas ou Internet of Things, abreviada por IoT.

    Este novo assunto da tecnologia está tomando corpo, com a inclusão da recursos de acesso à internet numa infindável quantidade de coisas, como objetos de uso diário, roupas (vestíveis), sapatos e tudo mais que se possa imaginar.

    Na verdade, os ramos da tecnologia estão sendo criados numa velocidade muita grande e de uma forma entrelaçada que às vezes torna difícil dizer a qual deles um determinado aplicativo se encaixa.

    Por exemplo, em nem todos os vestíveis que são criados (wearable) podemos encontrar internet e portanto eles não se encaixam no IoT. Da mesma forma temos os embutidos (embedded) que são os recursos eletrônicos aplicados a eletrodomésticos, veículos e etc., que no caso de terem acesso a internet já se encaixam em produtos IoT.

    Isso também quer dizer que um vestível (wearable) que tenha recursos de automação “embutidos” sem acesso à internet (uma roupa que monitore a temperatura do corpo) seria um wearable (vestível) ou um embedded (embutido)?

    De qualquer forma, nesta seção, considerando que o IoT também tem suas ramificações, também vamos incluir notícias, projetos e tudo mais que se refira à Embedded e wearable.

    Não há limite para o que se pode fazer com o IoT envolvendo não apenas o acesso à internet, mas também a comunicação Bluetooth ou Wi-Fi entre aplicativos.

    Mesmo sem passar necessariamente pela internet, mas desde que se tenha uma comunicação entre dispositivos, quer seja ela sem fio ou por fio, podemos incluir isso em IoT.

    Podemos dar como exemplo nosso primeiro artigo em que temos uma escova de dentes que através de conexão sem fio envia para seu celular a imagem dos pontos que estão sendo escovados.

    Enfim, nesta seção o leitor poderá ter muitas ideias para criar seus projetos, juntando com os artigos de nossa seção de microcontroladores e os milhares de circuitos práticos que podem ser usados como shields ou em breakout boards.

     

    Total de artigos:
    10

Artigos Relacionados


Recompensa
A recompensa de uma coisa bem-feita é tê-la feito." (The reward of a thing well done, is to have done it.)
Emerson (1803 - 1882) - A Superalma - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)