Open Source Hardware ou Hardware de Código Aberto (ART1871b)

Eis um tema novo, mas com raízes antigas que deve crescer muito com novas plataformas sendo disponibilizadas e uma infinidade de projetos disponíveis. O leitor sabe o que um Open Source Hardware, abreviado por OSHW ou ainda hardware livre ou hardware de código aberto? Veja neste artigo o que isso significa para seus novos projetos e produtos.

 

 


 

 

O nome é novo, mas a idéia que ele encerra é muito antiga. Na verdade, desde que as primeiras revistas técnicas e livros começaram a publicar projetos ele existe, mas agora está tomando um grande impulso com a disponibilidade de uma grande quantidade de plataforma ou placas de desenvolvimento a custo muito baixo.

Para entender o que significa o Open Source Hardware ou Hardware de Código Aberto, vamos começar por algo que já conhecemos há muito tempo, o Software de Código Aberto ou OCS.

 

Open Source Software

Os softwares de código abertos ou ainda, de forma simplificada, programas ou softwares livres já são bem conhecidos de todos há muito tempo.

São aqueles programas que você pode baixar e usar à vontade sem precisar pagar por eles. Não há royalties nem direitos a serem pagos e você, quando o utiliza passa a ser uma espécie de co-proprietário do software.

Participando de comunidades, você não apenas o utiliza e tira suas dúvidas, como pode ajudar no seu aperfeiçoamento, corrigindo bugs, criando aplicativos e melhorando seu desempenho.

O Linux, Android e outros funcionam deste maneira e muito bem.

Utilizando estes programas, os desenvolvedores podem criar produtos a um custo muito mais baixo do que ocorreria se utilizam um software pago.

O Android, por exemplo, fez com que celulares e tablets pudessem alcançar o mercado a um preço muito baixo.

Mas, e o Hardware, como pode ser livre ou aberto?

 

Open Source Hardware

Quando você acessa nosso site e encontra um projeto interessante, ou ainda abre um de nossos livros ou publicações e encontra um bloco básico de circuito que o ajudará a desenvolver um novo aplicativo, um produto ou uma montagem sua, você está fazendo uso do Open Source Hardware ou Hardware de Código Aberto.

O projeto é livre para que você o utilize da forma como desejar, sem precisar pagar direitos ao autor ou à empresa que fabrica os componentes.

Na verdade, as empresas fabricantes dos componentes vão adorar que você os utilize, pois ela estará vendendo mais, principalmente se você industrializar isso.

É por este motivo que as empresas publicam seus Applications Notes e fazem questão de divulgá-los.

Nos mesmos, há mais de 40 anos fornecemos Open Source Hardware para nossos leitores.

Eles não precisam nos pagar nada para poderem usar nossos circuitos, e isso realmente ocorre. Já vimos dezenas de kits, aparelhos comerciais e outros que são baseados em circuitos que publicamos ao longo de nossa carreira.

E o que eu ganho com isso?

A resposta está no mesmo modo como as empresas ganham quando liberam o uso de seus produtos.

Eles ganham na venda de seus produtos. Eu ganho nos acessos ao meu site, no fornecimento de informações adicionais através de meus livros e na venda de espaço para que os anunciantes digam que “eles têm aqueles componentes que são usados nos projetos”.

A Evolução do Hardware Livre ou Open Source Hardware

Da mesma forma que o software livre vem evoluindo com a disponibilidade de programas cada vez mais complexos para que você use da maneira que deseja, o mesmo vem ocorrendo como Hardware.

É claro que a evolução não significa que os blocos ou circuitos mais simples estejam caindo em desuso.

Partindo de circuitos simples, inicialmente com transistores e circuitos integrados comuns como o 555, 4017, 4093, chegamos hoje aos projetos com os FPGAs e Microcontroladores.

Mas, os circuitos simples ainda são usados como interfaces e complementos dos circuitos mais complexos.

Um microcontrolador para acionar um motor ou um sistema de aviso precisa excitar uma etapa de potência, um oscilador ou outro circuitos e isso significa o uso de blocos mais simples.

No nosso site fornecemos estes blocos construtivos ou circuitos básicos gratuitamente. É o nosso hardware livre.

Temos também os projetos com microcontroladores e estes além de serem livres exigem o uso de software que também é livre.

De fato, os fabricantes disponibilizam não apenas os componentes mas as placas de programação com o software que permite desenvolver o produto e mais que isso.

Todo o suporte com fóruns, apoio técnico e muito mais que permite a troca de idéias, resolução de problemas e muito mais.

 

Nem tudo é de Graça

Diferentemente de um software livre que, basta baixa e usar, o Hardware Livre exige um pouco mais.

Além do investimento na placa de desenvolvimento é preciso comprar os componentes para a montagem, mas isso é pouco se levarmos em conta quanto tempo seria necessário para criarmos um circuito para uma determinada aplicação a partir do zero.

Investimos pouco, e não partimos do zero, chegando ao nosso projeto ou produto com facilidade.

A MOUSER ELECTRÔNICS possui uma página em seu site especialmente dedicada ao Open Source Hardware onde o leitor pode escolher a plataforma e o microcontrolador com que vai trabalhar. Seu endereço é: http://br.mouser.com/applications/open-source-hardware/

http://br.mouser.com/applications/open-source-hardware/?utm_source=newtoncbragaonline&utm_medium=online&utm_campaign=MOUSER-brazil&utm_content=news

 

 


 

 

Artigos Relacionados


Profissão Política
Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira..
Ronald Reagan - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)