NOSSAS REDES SOCIAIS -

Tudistor (ART4389)

Uma curiosidade que levamos aos leitores neste artigo está relacionada diretamente ao nome dos componentes que usamos. Por que a maioria dos componentes que empregamos em eletrônica tem os nomes terminados em ”tor”? O leitor já parou um instante para pensar nisso?

Resistor, capacitor, fusistor, varistor, indutor etc. Eis alguns exemplos de componentes que tem seus nomes terminados em “tor”.

"-tor" - Sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de agente, executante.

 

A utilização da terminação “tor” nos componentes não é nova. Ela vem do tempo dos primeiros componentes eletrônicos, lá pelos anos 20 do século passado quando ainda se usavam as válvulas praticamente em todos os projetos, pois não havia o transistor.

Nesta época, até mesmo as válvulas entraram na onda com diversos tipos com nomes terminados em “tor”, como o nuvistor,

Mas, o interessante nessa época é que surgiram alguns componentes estranhos que certamente a maioria dos leitores não conhece, mas que não chegaram a ser usados de forma intensa, desaparecendo. Hoje temos referências a esses componentes apenas em manuais, publicações antigas e, é claro, em nosso almanaque.

Vamos dar alguns exemplos, para testar o conhecimento de nossos leitores. Você sabe o que é?

 

Madistor

Se associarmos a palavra “mad” ao seu significado em inglês, logo pensamos em algum dispositivo “louco”, mas não é isso. Madstor é um semicondutor magnético em que um campo magnético atua quando plasma é injetado num material semicondutor.

 

Magnistor

Reator com núcleo saturável utilizado para controle de pulsos de frequências até 30 MHz. O dispositivo tem uma potência máxima de alguns watts. É aplicado na injeção de plasma em semicondutores.

 

Mistor

Dispositivo sensor de campos magnéticos. Sua resistência aumenta com a intensidade o campo magnético.

 

Nuvistor

Tipo de válvula com eletrodos cilíndricos, lançada pela RCA em 1959 e depois por outros fabricantes como a GE e a Mullard. Essas válvulas utilizavam invólucros metálicos ou de cerâmica apresentando excelente desempenho.

 


 

 

 

Xtor

Não, não é algo que não existe mais. Esta é a denominação simplificada para o transistor que encontramos em algumas publicações. Era comum na época usar o “X” em lugar de “trans” nas abreviações. Assim, temos xmitter para transmissor, Xtal, para cristal etc.

 

Posistor

Resistor sensível à temperatura. Resistor com coeficiente positivo de temperatura. O mesmo que PTC. O nome “não pegou”

 

Ferristor

Amplificador feito com material ferromagnético usado na amplificação de altas frequências de forma ressonante.

 


 

 

 

Higristor

Resistor cuja resistência varia com a umidade. O mesmo que hidrostor.

 

Alternistor

Essa é moderna, pois algumas empresas ainda usam. É o nome dado para os componentes semicondutores de potência usados na rede de corrente alternada. Descobriu: é o conhecido triac.

 

Neuristor

Dispositivo semicondutor de dois terminais que simula o comportamento de um neurônio. Utilizado em aplicações biônicas e em inteligência artificial, além de estudos relativos a neurologia simulando eletricamente o comportamento de neurônios humanos. Abaixo um sistema nervoso elementar usando uma matriz de neuristores.

 


 

 

 

Elastor

Já tratamos deste componente em uma brincadeira que fizemos de primeiro de abril. Explicamos. O inverso da capacitância é a elastância. Assim, num capacitor podemos especificar suas características pela sua elastância. Um capacitor de 10 uF tem uma elastáncia de 100 Darafs (Farad escrito ao contrário) e podemos dizer que se trata de um elastor de 10 Darafs! Não pegou.

 

Thyrector ou Tirector

Diodo semicondutor de quatro camadas que apresenta uma resistência muito alta (comportando-se como um isolante) até uma determinada tensão. Acima desta tensão o diodo comuta e apresenta uma resistência muito baixa. É o nosso conhecido diac.

 

Unitor

Componente ou dispositivo que contém uma porta OR (OU).

 

Univibrator

Neste caso, o nome não “pegou”. É o nosso conhecido multivibrador monoestável.

 

Increductor

Tipo de amplificador de RF magnético ou de reator saturável.

E existem muito outros que o leitor pode encontrar no nosso Almanaque. Terminamos com o nosso Tudistor.

Não, esse não existe ainda. Quando eu inventar um componente que sirva para tudo, certamente vou chamá-lo de “tudistor”. Estou reservando o nome.

 

-tor

 
 
sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de agente, executante

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Verdade
A verdade é a coisa mais preciosa que temos. Economizemo-la. (truth is the most valuable thing we have. Let us economize it.)
Mark Twain (1833 - 1910) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)