NOSSAS REDES SOCIAIS -

Driver de 12 V Para Transdutor Piezo Alimentado por 3 V (ART677)

No seu Application note 2914 a Maxim (www.maxim-ic.com) descreve um circuito que permite aplicar um sinal de 12 Vpp a um transdutor piezoelétrico a partir de alimentação de 3 V. O application note não é recente, de modo que nesta atualização de 2012 recomendamos apenas que o leitor verifique se no site da empresa existem configurações com componentes mais modernos.

Esse circuito é indicado para aplicações portáteis que usam alto-falantes piezoelétricos, consistindo numa bomba de cargas em que dois amplificadores operacionais do MAX4410 são utilizados.

A idéia de se aplicar tensão maior nesses transdutores é que seu rendimento só é bom com tensões acima de 8 Vpp, o que significa que em aplicações com 3 V de alimentação esse recurso se torna necessário.

O MAX4410 consiste num dispositivo que combina um amplificador para fones e uma bomba de cargas inversora que aplica uma tensão negativa de 6 V a partir dos 3 V positivos da alimentação.

Obtém-se assim uma tensão de saída de 6 Vpp que, com a ajuda do indutor pode ser aumentada para aplicar à carga uma tensão de 12 V.

Na configuração BTL adotada, o canal direito do amplificador serve como amplificador mestre. Ele fixa o ganho do dispositivo e alimenta um dos lados do alto-falante piezoelétrico, ao mesmo tempo que fornece o sinal para o canal esquerdo.

O canal esquerdo inverte a polaridade do sinal e alimenta o outro lado do alto-falante. O circuito foi testado com um alto-falante WM-R57A da Panasonic obtendo-se um bom desempenho. A curva da distorção harmônica em função da freqüência é dada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos o circuito completo dessa aplicação.

 

Figura 2
Figura 2

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Vencedor
Os que vencem, seja lá de que modo, nunca disso se envergonham. (Coloro Che vincono, in qualche modo vincano, mal non ne riportano vergogno.)
Maquiavel (1469 - 1527) - As Histórias Florentinas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)