Pesquisadores da Hewlett Packard (HP) e da Universidade do Estado do Oregon, apresentaram em 2006 uma nova classe de materiais que pode ser usado na fabricação de dispositivos semicondutores transparentes a um custo muito baixo. Tais transistores podem ser usados numa nova categoria de produtos de consumo até então nem sequer imaginada. Veja nesse artigo o que são os transistores transparentes e o que eles prometem para o futuro.

Não é apenas o silício e outros metais da mesma família dos semicondutores que podem ser usado na fabricação de dispositivos eletrônicos como os transistores.

Num trabalho de pesquisa financiado pela National Science Foundation e o Army Research Office, cientistas da Universidade do Oregon juntamente com a HP, anunciaram no final do ano passado a criação de um novo tipo de transistor feito com materiais transparentes à base de óxido de zinco.

Os novos transistores são amorfos, significando que eles não possuem uma organização cristalina. Isso significa um custo menor de produção.

Ao mesmo tempo eles são robustos, estáveis e resistem a ação química sendo fabricados a partir de materiais baratos e de fácil obtenção como o zinco e o estanho.

Um fato surpreendente que melhora ainda mais as perspectivas de fabricação desses componente é que o processo pode ser realizado à temperatura ambiente, diferentemente do que ocorre com os semicondutores de silício que exigem temperaturas de 700 a 1 100º C para o processo de fabricação.

Esses transistores operam de modo estável, muito melhor que os anteriores baseados em carbono criados anteriormente, possibilitando a criação de diversos tipos de dispositivos.

Um deles é um sensor de gás cuja sensibilidade pode ser controlada eletronicamente numa boa faixa dinâmica.

Mas, pelas suas características, esses novos transistores podem ser aplicados em circuitos que não exijam necessariamente que eles sejam transparentes.

É claro que a possibilidade de se ter um componente transparente pode levar a algumas aplicações em eletrônica de consumo, embarcada e militar bastante interessantes.

Podemos citar a possibilidade de se ter um vidro que também funcione como um circuito eletrônico. Esse vidro, ao mesmo tempo que isola ambientes, também poderá funcionar como um display apresentando informações.

Outra possível utilização dessa tecnologia está na criação de máquinas copiadoras melhores, baterias solares de melhor desempenho e muito mais, segundo os pesquisadores anunciam.