O Site do Hardware Livre - OSHW

Fusíveis com fios (IP649)

Em determinadas ocasiões o técnico ou o engenheiro pode precisar de um fusível de determinado valor e não contar com este componente. Evidentemente, deixar o equipamento sem fusível não é possível e fazê-lo funcionar colocando o suporte do fusível em curto é um risco que não se deve ter.

Uma solução interessante consiste em se usar fios comuns como fusível desde que tenhamos uma idéia da intensidade de corrente que provoca sua fusão, em função do seu tipo e de sua espessura.

Fios comuns, fios esmaltados (AWG), fios de cobre nus, fios de alumínio podem ser usados desde que saibamos prever exatamente que intensidade de corrente é preciso circular por um pedaço dele para que ocorra a fusão.

É claro que para um fio comum a intensidade de corrente vai depender de diversos fatores como a ventilação, dissipação do calor para corpos próximos, etc.

A tabela que damos a seguir é aproximada e se baseia na expressão dada na figura 1.

 

Um pedaço de fio pode ser usado como fusível.
Um pedaço de fio pode ser usado como fusível.

 

Nesta expressão, K é uma constante que depende do metal considerado e d é o diâmetro do fio em polegadas.

 


 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Admiração
Um tolo encontra sempre outro mais tolo que o admira.
Boileau - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)