O Site do Hardware Livre - OSHW

Temporizador Negativo - Um projeto além do tempo (ART4145)

Em abril de 2019 fizemos dois vídeos em que anunciamos a teoria sobre um temporizador negativo capaz de avançar no tempo em lugar de fornecer retardos e depois no segundo vídeo detalhes da montagem. Veja neste artigo a repercussão do projeto.

A ideia de um temporizador negativo vem do próprio filme “de volta para o futuro” e de um artigo que publicamos em nosso site como desafio, tratando de um componente “estranho” denominado elastor e também dos estudos de um autor chamado Mohamed Ulysses Fipps.

De fato, a nossa proposta foi a de usar um capacitor “ao contrário”, ou seja um elastor, em que no artigo mostrávamos que, se invertermos a montagem desse componente colocando as placas condutoras (armaduras) entre os dielétricos, era obtido um componente com capacitância negativa. Na verdade, pode-se ter o inverso da capacitância, o que é denominado elastância (E = 1/C), mas isso não foi explicado no artigo propositalmente, por motivos que explicaremos mais adiante.

Assim, se usarmos o capacitor “invertido” numa configuração de tempo RC, a constante de tempo obtida será negativa. Desta forma, se projetarmos um circuito de tempo com esta rede, ele temporizará “ao contrário”, ou seja, em lugar de gerar um retardo de tempo, ele produzirá um avanço de tempo.

Um temporizador com este circuito, disparará antes de ser acionado, num tempo que corresponde à constante de tempo ajustada.

A ligarmos ao disparo um sensor e na saída um alarme, por exemplo, o alarme disparará num instante antes ao correspondente ao ajustado no circuito. Em outras palavras, ele poderá viajar para o futuro e prever quando o intruso vai tocar no sensor.

Explicamos que este interessante circuito poderia ser a base para “uma máquina do tempo” mais avançada, ficando por conta dos leitores o seu desenvolvimento.

O primeiro vídeo com a teoria teve uma repercussão enorme, com uma grande quantidade de nossos leitores aguardando o projeto final que agora passamos aos leitores.

 

O projeto – segundo vídeo

Chegou o momento da surpresa. Começamos por explicar que Mohamed Ulysses Fipps era na realidade o Pseudônimo usado por Hugo Gernsback (HIST005) que ficou famoso por seus projetos de “primeiro de abril”. Mataram a charada! o primeiro vídeo foi apresentado justamente no dia primeiro de abril de 2019. Poucos repararam no calendário mostrando essa data que aparecia no canto esquerdo da imagem e que logo no final do vídeo “desapareceu”.

De fato, nas suas revistas como a Radio Electronics, Amazing Stories, Hugo publicava os mais mirabolantes projetos como um amplificador sem ruído, que certamente não funcionavam, pois eram “pegadas”. No Brasil, tivemos o editor da Revista Saber que sob o pseudônimo de Aldo Vilela, também publicou muitas estórias de primeiro abril, pegando até leitores que ligaram para a redação querendo comprar o projeto.

No nosso caso ocorre o mesmo. No vídeo explicamos que na verdade um elastor é um capacitor. Apenas expressamos o componente pela elastáncia que é o inverso da capacitância como podemos expressar um resistor pela condutância em Siemens. Um resistor de 10 ohms nada mais é do que o condutor com 0,1 Siemens de condutância.

E, evidentemente, a tal constante de tempo negativa não existe. Pois um elastor num circuito RC (ou RE) terá a mesma constante de tempo positiva de um capacitor.

Tudo muito interessante e eu me diverti bastante com essa “pegadinha”. Fiquem espertos, se bem que até o próximo primeiro de abril vocês já tenham esquecido e eu “apronto outra”.

Vejam os vídeos em:

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

O Eventos de Maio (OP191)

Neste mês de maio, além das novidades do site, tivemos a participação em eventos de grande peso, que repercutiram de forma bastante positiva nas redes sociais (veja fotos em nosso Instagram ou Facebook).

Leia mais...

Barco
Quem geralmente diz: Estamos todos no mesmo barco é aquele sujeito que é dono do único salva-vidas a bordo da canoa virada.
Ambroise Bierce (1842 1914) Dicionário do Diabo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)