NOSSAS REDES SOCIAIS -

Inglês instrumental - RMS e PMPO (ING046)

Se existem dois acrônimos usados em eletrônica que causam uma enorme confusão em muitos profissionais, eles são os que indicam valores RMS e PMPO de uma grandeza. Usados não apenas para grandezas elétricas como correntes tensões e potências, esses termos também são empregados para descrever outras grandezas físicas e por isso merecem ser analisados tanto a partir do ponto de vista técnico como de seu uso no idioma original, o inglês. É deles que trataremos neste artigo.

A maioria dos leitores, principalmente os que estão ligados à aplicações que envolvem, áudio, estão absolutamente acostumados a ver especificações de amplificadores e outros equipamentos tanto em termos de valores RMS como PMPO.

Esses dois acrônimos, usados para indicar o modo como uma grandeza determinada está sendo especificada são muito aproveitados, inclusive por fabricantes não muito sérios, para tentar enganar os consumidores em relação ao verdadeiro desempenho de seus produtos. Um amplificador com 16 W rms pode chegar aos 180 W pmpo!

A potência nos dois casos é a mesma: muda apenas o "número" que as especifica, dando a impressão de que um amplificador de 180 W PMPO é realmente muito mais potente que um de 16 W rms.

Como isso é possível, veremos a seguir ao mesmo tempo que aprendemos um pouco mais de inglês.

 

RMS

RMS é o acrônimo de Root Mean Suqare ou Root-Mean-Square.

Uma definição em inglês do que é RMS serve de ponto de partida para nossos estudos:

 

"In terms of voltage, the root mean square voltage is called the effective voltage, as opposed to the peak voltage which corresponds to the maximum amplitude of the voltage variations. RMS power (in watts) is similarly called effective power, since for an amplifier, for instance, it represents its real power".

 

Vocabulário:

Voltage - tensão

Root Mean Square - Médio Quadrático

Effective - eficaz

Peak - pico

Similarly - similarmente, semelhantamente

Since - já que

For instance - por exemplo

 

Tecnicamente podemos ver, que se tivermos um sinal senoidal (tensão, corrente ou potência), o valor RMS, ou root mean square, representa o valor que uma tensão, corrente ou potência contínuas deveriam ter para ter um efeito equivalente num circuito. Isso fica claro no exemplo dado a seguir.

Por exemplo, se tomarmos a figura 1, uma tensão senoidal de pico de 1 V tem o mesmo efeito que uma tensão contínua de 0,707 V. Dessa forma, o valor RMS de uma tensão senoidal de 1 V de pico é 0,707 V.

 

Figura 1
Figura 1

 

Veja que esse não é o valor médio (average) que corresponde a uma média aritmética simples de todos os valores que a tensão assume num intervalo considerado de meio ciclo. Esse valor, resulta em 0,637 V o valor de pico e não 0,707.

Voltando ao texto em inglês podemos traduzi-lo da seguinte forma:

 

"Em termos de tensão, a tensão média quadrática é chamada tensão eficaz, em oposição à tensão de pico que corresponde a amplitude máxima das variações de tensão. A potência RMS (em watts) é similarmente chamada potência efetiva, já que oara um amplificador, por exemplo, ela representa sua potência real".


PMPO

O termo PMPO é aplicado levando-se em conta que os sinais que correspondem à música não são perfeitamente senoidais. Muitos desses sinais possuem picos intensos de curtíssima duração e é em função deles que é justamente feita essa especificação. Para entender melhor vamos partir diretamente do seguinte texto em inglês:

 

"PMPO stands for Peak Momentary Performance Output. It is a dubious measure of the power output of a loudspeaker of more interest to advertising copy-writers than consumers. The PMPO is calculated by the vendor or tester of the speakers as the maximum power in watts under perfect conditions that are impossible to achieve in practical use. No sound system can sustain its PMPO for more than a few milliseconds without being destroyed".

 

Vocabulário:

Peak Momentary Performance Output - Performance de Saída Momentânea de Pico

Dubious - duvidosa, dúbia

Loudspeaker - alto-falante

Achieve - alcançar

Sustain - sustentar Destroyed - destruído

 

O que ocorre é que considera-se para um alto-falante que os sinais musicais podem ter picos de curtíssima duração que correspondem à potências muito altas, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Quando se especifica um alto-falante por essa potência, significa que ele pode suportar esses picos, mas não a mesma potência continuamente (rms). Assim, dependendo da forma de onda considerada os picos podem ter intensidades muitas vezes maior do que a potência RMS que eles realmente suportam. O mesmo é válido para um amplificador. Quando se especifica uma potência PMPO, ela indica quantos watts o amplificador pode fornecer a uma carga (que não corresponde a que ele realmente usa na prática) durante poucos milisegundos.

É muito comum vermos amplificadores de uso automotivo que alimentados por 12 V usam fusíveis de 5 A, ou seja, não "puxam" mais do que 5 A, ou 60 W de potência, e são vendidos como amplificadores de 300 ou mesmo 500 W PMPO!

Como os fabricantes podem definir à vontade a duração do pico de potência, os valores de potência PMPO especificados tanto para amplificadores como para alto-falantes são aleatórios, não confiáveis. Sempre devemos considerar apenas os valores RMS.

Podemos então traduzir o texto.

 

"PMPO significa Performance de Saída Momentânea de Pico. É uma medida duvidosa da potência de saída para um alto-falante de maior interesse para os anunciantes do que para os consumidores. O valor PMPO é calculado pelo vendedor ou testador dos alto-falantes como a potência máxima em watts que, em perfeitas condições são impossíveis de alcançar no uso prático. Nenhum sistema de som pode sustentar sua potência PMPO por mais do que alguns milisegundos sem ser destruído".

 

Acrônimos

PMPO - Peak Momentary Performance Output - Performance de Saída Momentânea de Pico

RMS - Root Mean Square - valor médio quadrático

AC - Alternating Current - Corrente alternada

DC - Direct Current - corrente contínua

OVP - Over Voltage Protetion - Proteção contra sobretensão

PA - Power Amplifier - Amplificador de potência

PG - Power Gain - Ganho de potência

POV - Peak Operating Voltage - tensão de pico de operação

PWR - Power - potência, energia, alimentação

VA - Volt Ampere

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Democracia
A democracia seria o regime ideal se a liberdade solucionasse o problema econômico.
Júlio Furtado A Arte de Sofismar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)