NOSSAS REDES SOCIAIS -

Inglês instrumental - Source & Sink (ING050)

A saída de um circuito eletrônico pode ser usada para ativar um dispositivo externo de duas formas: fornecendo a ele uma corrente ou drenando dele uma corrente. Em outras palavras, pode ativar o circuito fazendo circular uma corrente de duas formas diferentes. Na literatura técnica em inglês são usados dois termos diferentes para indicar isso. É desses termos que falaremos neste artigo e de como eles devem ser usados.

Partindo do sentido de circulação convencional de uma corrente, podemos ativar uma carga a partir de um circuito de duas formas, mostradas na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

No primeiro caso (a) a saída do circuito se torna positiva quando ativada e a corrente circula dela para a terra, passando pela carga alimentada. Dizemos neste caso que essa saída fornece corrente à carga e o termo inglês usado é "source".

No segundo caso (b) a saída do circuito se torna negativa quando ativada e com isso a corrente circula da fonte (positivo) para o circuito, passando pela carga. Neste caso, dizemos que a saída do circuito drena uma corrente e o termo inglês usado é "sink".

Na documentação técnica em inglês é muito importante estar atento a esses dois termos, pois eles justamente vão indicar de que modo um dispositivo deve ser usado ao ativar uma carga externa.

Para que o leitor tenha uma idéia de como isso funciona, vamos tomar um texto técnico em inglês como ponto de partida para nossas explicações:

 

"What a 4093 IC output can drive is an important consideration to the experimenter who wants to make his own project. CMOS integrated circuits such as the 4093 have low output capability. Even with a 10 V power supply, each gate cannot source or sink more than few milliamperes, as suggested in Fig. 1.28" - Texto do livro CMOS Projects and Experiments -Newton C. Braga - Newnes1999.

 

 

 

Vocabulário:

Drive - excitar, dirigir

Own - próprio

Such as - tal como

Capability - capacidade

Even - mesmo

Source - fornecer

Sink - puxar para baixo (afundar)

Drain - drenar (secar)

 

O primeiro ponto a considerar neste texto é que também pode ser usado o termo "drain" para drenar, como ocorre com os terminais dos transistores de efeito de campo. No entanto, esse termo se refere mais a "secar". Assim, quando dizemos em inglês que uma corrente é "drenada" de um capacitor isso significa que ela descarrega o capacitor o que é o pouco diferente de "sink", que significa 'afundar" ou "puxar para baixo" num líquido.

Veja que, quando falamos que um circuito "sink" (puxa para baixo) uma corrente o que ele faz é justamente fazer uma corrente circular de um ponto de potencial mais alto para um potencial mais baixo que é a sua saída.

Veja que a palavra "heat sink" ou "dreno de calor" é traduzida como radiador ou dissipador de calor na literatura técnica.

Também é importante observar que a palavra "sink" é usada para designar as pias de cozinha. Assim, o texto abaixo mostra algo interessante que combina as duas palavras:

 

"A stopped sink drain isn't just an inconvenience; it can sometimes be an emergency. It's always best to prevent clogs before they happen"

 

Traduzindo:

"Um dreno de pia de cozinha entupido não é apenas uma inconveniência; pode ser algumas vezes uma emergência. É sempre melhor prevenir embaraços antes que eles ocorram".

 

Voltando ao nosso texto técnico, podemos fazer sua tradução:

"O que a saída de CI 4093 pode excitar é uma consideração importante para o experimentador que deseja fazer o seu próprio projeto. Os circuitos integrados CMOS, como o 4093 têm baixa capacidade de saída. Mesmo com uma fonte de 10 V, cada porta não pode fornecer ou drenar mais do que uns poucos miliampères, como sugerido na figura 1.28."

 

(*) Numeração original do livro

 

Acrônimos:

HSF - Heat Sink and Fan - dissipador de calor e ventilador (fan)

HCE - Heater Control Electronics - eletrônica de controle do elemento de aquecimento

PSU - Power Supply Unit - Fonte de alimentação

HFM - heat flow meter - medidor de fluxo de calor

ACW - anti-clockwise - sentido anti-horário

CM - Corrective Maintenance - Manutenção corretiva

DR - Drive

DRIVE - Dedicated Road Infraestructure for Vehicle Safety in Europe - Infraestrutura dedicada de rodovias para segurança de veículos na Europa.

SMA - Spectrum Multiple Access - Espectro de Acesso Múltiplo

CW - Continuous Wave - Onda contínua

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Gasolina
A gasolina é o incenso da civilização. (La gasolina ES El incienzo de La civilizaciín.)
Ramín Gímez de La Serna (1888 1963) - Greguerias - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)