NOSSAS REDES SOCIAIS -

Voltage - RMS and Average (ING009)

Quando se mede tensões, os termos RMS e médio (average) aparecem com freqüência, e em alguns casos na forma original em inglês. A confusão ocorre quando se tenta traduzir esses termos ou ainda explicar seu significado tecnicamente sem misturar os termos do inglês original com os que são empregados no nosso idioma. O problema ainda pode se agravar quando se tenta passar um texto técnico do português para o inglês. É das tensões e seus valores que vamos tratar neste nosso artigo “Inglês Instrumental” deste mês.

 

O primeiro problema que ocorre quando tratamos das tensões e correntes alternadas está no fato de que em nosso idioma costumamos usar o termo “tensão” enquanto que, em inglês, o termo usado é “voltage”.

Se bem que em certos artigos técnicos, principalmente alguns mais antigos ainda seja usado o termo “voltagem” para especificar a tensão existente num circuito ou num ponto qualquer de uma fiação, não se trata de termos adotado nos meios profissionais.

Por outro lado, quando tratamos de tensões e correntes alternadas (alternating current , alternating voltage) abreviadas por CA em português e AC em inglês, e seus valores como o médio quadrático e médio é comum que se usem tanto as abreviações como até mesmo os termos no original.

Para que possamos analisar melhor os significados dos termos envolvidos nas especificações de tensões e correntes alternadas vamos pegar um texto do livro Sourcebook for Electronics Calculations, Formulas and Tables de Newton C. Braga, publicado pela Prompt nos Estados Unidos em 1999 – pg 71.

 

“The rms value, or root mean square, is also called effective value and is equivalent to the same-numbered DC-value in the heating effect it creates in a resistance”

 

Vocabulário:

root mean square – médio quadrático

effective – eficaz

same-numbered – mesmo valor numérico

heating – aquecimento

DC-value – valor DC

DC – Direct Current – corrente contínua

 

Traduzindo o texto temos:

O valor rms, ou médio quadrático, é também chamado valor eficaz e é equivalente ao mesmo valor numérico para uma corrente DC no efeito de aquecimento que ele cria numa resistência”.

O valor médio quadrático ou rms corresponde ao valor que uma tensão alternada deve ter para produzir o mesmo aquecimento numa resistência que uma corrente contínua determinada. Assim, conforme mostra a figura, uma tensão de V volts de pico de um sinal senoidal, causa o mesmo aquecimento num resistor que uma tensão contínua que tenha 0,707 do valor de V. Por isso, o valor rms de uma tensão senoidal é 0,707 ou 70,7% de seu valor de pico.

O nome “quadrático” de “square root” (raiz quadrada) vem justamente do fato de que, para uma tensão ou corrente senoidais o valor de pico é caclulado multiplicando-se o valor rms pela raiz quadrada de 2, ou seja, 1,4142.

No cálculo inverso, o valor rms é obtido multiplicando-se a tensão de pico por 0,707, como vimos, que é a raiz quadrada de 2 dividido por 2, conforme a fórmula abaixo:

 

Vrms = 0,707 x Vpico onde

 

0,707 = raiz quadrada de 2/2

 

ou

 

Vpico = 1,414 x Vrms onde

 

1,414 = raiz quadrada de 2

 

Nos textos em inglês encontramos ainda o termo “peak” para indicar o valor máximo que uma tensão ou corrente atinge num ciclo. Assim, do mesmo livro podemos tomar o seguinte texto:

 

Umax is the highest positive or negative value of the voltage in one cycle in volts (V) ”

 

Traduzindo:

 

U max é o valor positivo ou negativo mais alto da tensão em um ciclo em volts (V)”.

 

 

Destacamos neste texto alguns outros pontos importantes:

Em inglês existem os termos highest e higher que podem ser encontrados em textos diversos. Highest é usado para designar o “mais alto de todos”, enquanto que higher é usado para designar simplesmente “mais alto”.

 

Os texto abaixo serve para mostrar a diferença:

The voltage in A is higher than in B, but the voltage in C is the highest in all the circuit”.

 

Traduzindo:

A tensão em A é maior do que em B, mas a tensão em C é a mais alta de todo o circuito”.

 

Uma outra curiosidade que deve ser observada nos textos em inglês é que, quando se refere a uma tensão alternada, o texto pode tratá-la como uma “tensão de corrente alternada” ou “an AC Voltage”.

 

Resumindo:

Nos textos em inglês utiliza-se o termo “voltage” para especificar tensões. Highest e higher têm significados diferentes. RMS significa root mean square ou valor médio quadrático.

 

Acrônimos importantes:

RMS – root mean square – valor médio quadrático

AC – Alternating Current – corrente alternada

DC – Direct current – corrente contínua

 

Mas, cuidado, nem tudo que é RMS é valor médio quadrático. Vejam os exemplos:

Rack Mount Space – Espaço para montagem em rack

Radar Maintenance Spares – Sobresalentes para Reparos em Radar

Radiation Monitoring System – Sistema de Monitoramento de Radiação

Railway Mail Service – Serviço de Correio Ferroviário

Range Measuring System – Sistema de Medida de Alcance

 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Louco
Uma vez por ano é permitido bancar o louco. (Semel in anno licet insanire.)
Sêneca (14 a.C. 65 d.C) Da Superstição - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)