NOSSAS REDES SOCIAIS -

White Noise and Pink Noise (ING011)

Os ruídos ocupam um lugar de destaque nos estudos de eletrônica, principalmente de telecomunicações. Existe portanto uma vasta documentação técnica que trata desse tema, usando uma terminologia que o leitor deve conhecer. Vamos então tratar neste artigo de alguns termos usados no tratamento de ruídos, analisando seu significado e até mesmo explicações técnicas que podem ser interessantes para os leitores que trabalham no setor.

Em telecomunicações e mesmo quando tratamos da gravação e reprodução sonora, a presença de ruídos pode deve ser considerada não só como elemento capaz de afetar a qualidade de um sinal como também pode até ser usada em alguns casos para melhorá-lo.

Isso ocorre por conta de fenômenos como a Ressonância Estocástica e os ruídos mais comuns que são analisados são o ruído branco e o ruído rosa. Damos então textos em inglês que tratam desses três elementos importantes das telecomunicações e que merecem ser analisados.

 


Ressonância Estocástica

Texto:
“Stochastic Resonance occurs when a modulated signal that is too weak to be heard or otherwise detected under normal conditions becomes detectable due to a resonance phenomenon  produced between this weak deterministic signal and the signal with no definite frequency – the stochastic noise” – do livro “Electronic Projects from the Next Dimension – Newnes – 2001 – Newton C. Braga

 


Vocabulário:
stochastic – estocástica
resonance = ressonância
weak – fraco
heard – ouvido
otherwise – de outra forma
phenomenon – fenômeno
deterministic – determinístico
noise – ruído

Analisemos o texto, partindo de uma explicação sobre a natureza da ressonância estocástica.

Segundo explica o texto, se um sinal é muito fraco para ser ouvido ou detectado por meios comuns, a presença de um ruído pode adicionar a esse sinal energia suficiente para que sua amplitude aumente e ele atinja o limiar da audição ou da detecção. Em telecomunicações utiliza-se o recurso de se injetar um pequeno nível de ruído num sinal, de modo que ele possa ser melhor transmitido. A presença do ruído “ajuda” a melhorar a detecção ou audição de um sinal. A figura 1 mostra o que ocorre.



O texto dado acima explica exatamente o que ocorre, usando termos técnicos apropriados. Sua tradução ficaria:

“A ressonância estocástica ocorre quando um sinal modulado que é muito fraco para ser ouvido ou de outra forma detectado em condições normais se torna detectável devido a um fenômeno de ressonância produzido entre um sinal determinístico fraco  e o sinal que não tem nenhuma freqüência definida – o ruído estocástico”.

Ruído Branco e Ruído Rosa (White Noise and Pink Noise)
Analisemos o seguinte texto que trata do ruído branco e do ruído rosa, como ponto de partida para nossos estudos:

“White noise is a signal with equal power per frequency unit (hertz) over a especified frequency band” – do mesmo livro do texto anterior.

Vocabulário:
White noise – ruído branco
equal – igual
unit – unidade
per – por

Destaca-se neste texto o uso da palavra latina ”per” (por) que é usada em muitos termos técnicos em lugar de “by”. Nós mesmos, em alguns textos usamos o per em lugar de por: “rendimento per capita” é um
exemplo.

Perceba então que, neste texto, ruído branco é definido como aquele que tem a mesma amplitude ou mesmo intensidade ao longo de um intervalo de frequências considerado, conforme sugere a figura 2.



Conforme veremos mais adiante, essa característica o difere do que denominamos ruído rosa. A tradução deste texto ficará:

“Ruído branco é um sinal com igual potência por unidade de freqüência (hertz) ao longo de uma banda especificada de freqüências”.

O ruído rosa, por outro lado, tem sua intensidade diminuindo à medida que a freqüência aumenta, conforme mostra a figura 3.



O seguinte texto explica  que é ruído rosa:
“The difference is that pink noise has an amplitude that decreases along the frequency spectrum, as shown in fig.3”- do mesmo livro dos textos anteriores.

Vocabulário:
Pink noise – ruído rosa
decreases – decresce, diminui
along – ao longo
spectrum – espectro

 


A tradução para este texto ficará:

“A diferença é que o ruído rosa tem uma amplitude que diminui ao longo do espectro de freqüências, como mostrado na figura 3.”

 

 


Conclusão
Os textos que tomamos como exemplo servem para ilustrar de que forma encontramos explicações em inglês relacionadas com ruídos.

Acrônimos Importantes
INM - Integrated Noise Model – Modelo Integrado de Ruído
NEM - Noise Exposure Map – Mapa de Exposição ao Ruído
SEL Sound Exposure Level (noise metric for a single event) – Nível de exposição ao som (ruído métrico para um único evento)
CQM - Channel Quality Measurement – Medida de Qualidade de Canal
FH - Frequency Hopping – Salto de Freqüência
LNA - Low Noise Amplifier – Amplificador de Baixo Ruído
NPR - Noise Power Ratio – relação de Potência de Ruído
S/N: Signal to Noise – SInal para Ruído
SNR: Signal-to-Noise Ratio – Relação SInal/Ruído
PRN     Pseudo Random Noise – Ruído Pseudo – Aleatório

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Derrotar
Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Hemingway (O Velho e o Mar) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)